Matilde Fidalgo considerou hoje que a seleção feminina de futebol está “no caminho da evolução”, confiando que vencer quarta-feira a Bélgica, no fecho das contas do apuramento para o Mundial2015, projetará a equipa para um futuro melhor.

“Sinto que a equipa tem vindo a evoluir, à semelhança do que aconteceu comigo. Estamos melhor agora do que quando começámos o apuramento. Há um maior entrosamento entre as jogadoras, a equipa está mais coesa, temos uma identidade maior enquanto equipa. Estamos no caminho da evolução e isso é o mais importante para qualquer jogadora, seja neste espaço ou em qualquer outro deste nível”, justifica.

Em declarações ao sítio da federação, a defesa defende que Portugal “tem vindo a apresentar melhorias”, recordando que a seleção não tem sofrido “derrotas tão dilatadas como no início” da qualificação e sustentando que o grupo tem exibido “mais qualidade durante todo o jogo”.

“Podemos não ter 90 minutos ótimos, porque há sempre coisas a melhorar, mas somos capazes de ser uma equipa mais consistente, com melhores performances e com uma identidade mais forte. O nosso motivo de orgulho será sempre esta melhoria. Enquanto a equipa evoluir, penso que todos temos motivos para nos sentirmos orgulhosos do que fazemos”, vincou.

O quarto lugar no Grupo 4 já não foge – a Bélgica é terceira com mais quatro pontos (16) do que os 12 lusos, enquanto a Albânia é quinta com menos nove (três) –, mas vencer as belgas seria a melhor forma de apontar a um futuro melhor.

“As vitórias são sempre positivas e, por muito que sejam equipas com um nível superior ao nosso, nunca partiremos para um jogo a pensar que uma derrota pela margem mínima é o suficiente. Quando perdemos, sentimos que não fizemos o jogo ideal. Qualquer grupo competitivo pretende terminar um jogo com uma vitória e, por isso, não olhamos para o encontro de quarta-feira de forma diferente”, concluiu.