Jorge Pereira, médio da seleção portuguesa de sub-17 que vai disputar o apuramento para o Europeu, aponta William Carvalho como a grande "referência" e assegura que a sua geração "quer representar o país da melhor forma".

A poucas horas da partida para a Eslovénia, onde Portugal vai competir num quadrangular de acesso à Ronda de Elite do Europeu de 2015, na Bulgária, o médio benfiquista, que conta com 17 internacionalizações, classifica o estágio feito em Rio Maior como "uma experiência muito boa".

"Temos estado sempre concentrados em preparar bem os jogos que se aproximam e que nos podem dar acesso ao nosso primeiro objetivo da época, que é a qualificação para a Ronda de Elite. Estamos a trabalhar no máximo", disse ao sítio da FPF.

Jorge Pereira espera na Eslovénia, no torneio em que também competem Irlanda do Norte e Turquia, "uma carga emocional diferente” da experimentada em outros torneios: "Esta é uma prova em que temos de entrar sempre em campo com uma mentalidade vencedora se quisermos ser apurados", disse.

"Desde os sub-15 que nos conhecemos e que nos andamos a preparar para estes momentos. O futebol de formação é diferente do futebol sénior, por isso nem sequer vamos ligar aos nomes das equipas que vamos defrontar neste torneio de apuramento. Todos os jogos serão difíceis e todos os jogos são para ganhar", acrescentou.

Como referência pessoal, elege William Carvalho, médio do Sporting e internacional “AA”: "Não quer dizer que seja igual a ele, mas temos algumas caraterísticas em comum, como a qualidade de passe, a visão de jogo e a entrega", explica.

A seleção viaja na manhã de quarta-feira para a Eslovénia e o primeiro treino em solo esloveno vai ter lugar no mesmo dia, pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa).

Apuram-se para a Ronda de Elite (a disputar já em 2015) os dois primeiros classificados de cada um dos 13 grupos de qualificação e ainda os cinco melhores terceiros.