A seleção portuguesa defrontou e venceu a Holanda, esta quinta-feira, por 2-0. Os adeptos presentes no Estádio AZ, em Alkmaar, viram Sérgio Oliveira (45’) e Carlos Mané (82’) marcar os golos na tarde desta quinta-feira e dar um passo de gigante rumo ao Euro’2015, disputado na República Checa.

Rui Jorge, treinador da equipa portuguesa, não pôde contar com Edgar Ié e Rony Lopes, por lesão, enquanto Iuri Medeiros ficou no banco por opção. O jogo prometia contra uma Holanda forte que tinha Maher, Castagnos e Manu como armas prediletas apontadas à defensiva portuguesa.

Aos 5 minutos, Portugal viu um remate de Manu acabar na trave da baliza portuguesa, após um primeiro remate defendido por José Sá. A armada lusa tentava espremer a “laranja” e conseguia mesmo retirar sumo quando chegava às linhas laterais – principalmente do lado esquerdo – criando perigo de forma quase natural, tal foi a facilidade com que os jogadores passavam pela defesa holandesa.

O jogo estava bom, notava-se que ambas as equipas queriam marcar, mas sempre sem descurar a organização defensiva. A “equipa das quinas” esteve mais rápida e desenvolta. O único problema era mesmo no momento do remate ou do último passe. O problema foi resolvido já nos últimos segundos da primeira parte quando Sérgio Oliveira marcou, na conversão de um penálti, após grande jogada de Bernardo Silva que trocou as voltas a Van Beek e o obrigou a cometer falta.

No início da segunda parte, Ricardo Pereira foi o primeiro a abrir as hostes (48’) que, depois de passar por Brenet, rematou rasteiro já na pequena área para defesa apertada de Hahn. Portugal recuperava a bola com facilidade diante de uma Holanda com “falta de futebol”. Raphael Guerreiro (59’) teve uma boa iniciativa individual que acabou nas luvas o guardião da formação da casa estava no enfiamento da bola.

Viu-se então um jogo mais frenético, de parada e resposta, e Manu (74’) surpreende José Sá com um remate cruzamento que obrigou o guardião a defesa complicada na única oportunidade de golo dos homens da casa durante o segundo tempo. Aos 82’, Carlos Mané numa jogada individual fechou o resultado final depois de colocar a bola fora do alcance de Hahn.

A segunda mão será disputada na próxima terça-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, pelas 17 horas. Portugal parte em vantagem e poderá carimbar a sua passagem a um Europeu, uma situação que não já não acontece desde 2007.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.