A seleção portuguesa de futebol subiu dois lugares para o nono posto do "ranking" da FIFA, após a derrota no particular com a França (2-1) e a vitória na Dinamarca (1-0), em jogo de qualificação para o Euro2016.

Portugal, agora sob o comando de Fernando Santos, regressou ao "top-10", o que não acontecia desde julho, depois de ter caído várias posições após o Mundial2014, no qual foi eliminado prematuramente na fase de grupos.

Entre os primeiros classificados, destaque para a subida da Bélgica - agora quarta por troca com a Holanda, agora no quinto posto - e da França, do nono para o sétimo, mas sobretudo para a "queda" da Espanha, que em setembro surgia em oitavo e foi relegada para o 10.º posto.

A Alemanha, campeã do mundo, continua a liderar a hierarquia, sendo seguida da Argentina, vice-campeã, e da Colômbia, enquanto o Brasil permanece no sexto posto.

Para a lista do mês de outubro foi contabilizado um total de 141 jogos, 49 da fase de qualificação para o Euro2016, 28 do apuramento para a Taça das Nações Africanas e outros 10 de qualificação para a Gold Cup da CONCACAF.

Além destes jogos oficiais, entraram nestas contas 54 particulares. O “ranking” da FIFA 2014 está ordenado, até ao momento, com um total de 667 jogos.

Entre os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) Angola registou a maior subida, ascendendo da posição 101 à 87 (14 posições), enquanto a Guiné-Bissau, orientada por Paulo Torres, foi o único a manter a posição (130.º).

O Irão, orientado por Carlos Queiroz desceu sete posições, ocupando agora o lugar 51, enquanto o Gabão, treinado por Jorge Costa, subiu 16 lugares.

A seleção etíope, treinada por Mariano Barreto, registou uma subida de 21 lugares, sendo agora 111.ª classificada da hierarquia mundial.