Não há muito a fazer em relação à retirada da língua portuguesa do portal oficial da FIFA. Quem o confirmou foi o próprio presidente da Federação Portuguesa, Fernando Gomes, que se pronunciou sobre a decisão do organismo máximo do futebol mundial em abdicar do português em detrimento do russo na sua página oficial.

Em declarações à margem da cerimónia das Quinas de Ouro, Fernando Gomes foi questionado pelo SAPO Desporto sobre a saída da língua portuguesa do portal oficial da FIFA e qual seria a posição da FPF. Fernando Gomes frisou que a FIFA tem línguas oficiais e que resta à Federação Portuguesa de Futebol aceitar a decisão de trocar o português pelo russo.

"Já é do conhecimento público a saída da língua portuguesa do site da FIFA, tem muito a ver com o facto do campeonato do mundo de 2014 se ter realizado no Brasil. Daquilo que nós sabemos vai aparecer muito rapidamente a língua russa que tem a ver obviamente com o campeonato do mundo de 2018 na Rússia, portanto, essa foi a explicação que nos foi dada e que nós aceitamos dentro de critérios que são deles, e acima de tudo, quando nós sabemos que a FIFA tem línguas oficiais estabelecidas e são essas as línguas que aparecem normalmente nos sites", respondeu Fernando Gomes ao SAPO Desporto.

Recorde-se que as línguas oficiais da FIFA são o inglês, francês, alemão, espanhol e árabe. A língua portuguesa é uma das mais faladas em todo o mundo com mais de 200 milhões de pessoas com o português como língua nativa. Curiosamente, a língua portuguesa é também o idioma mais falado entre os vencedores da Bola de Ouro com um total de 10 vencedores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.