Portugal e Itália estão empatados a zero bolas ao intervalo, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Euro de Sub-21. A Itália teve as melhores oportunidades mas José Sá tem defendido tudo. João Mário desperdiçou a única oportunidade de Portugal.

Para este segundo jogo no Europeu de Sub-21, Rui Jorge fez duas alterações na frente de ataque, com as saídas de Ivan Cavaleiro (lesão) e Ricardo Pereira (opção) e entradas de Rafa e Carlos Mané.

Os italianos, pressionados após a derrota na primeira ronda, entraram fortes no encontro, tentando marcar cedo. Valeu a Portugal as intervenções seguríssimas e de muita qualidade de José Sá, guarda-redes luso. O guardião do Marítimo evitou o golo dos transalpinos aos seis, 20 e 26 minutos, com intervenções de grande qualidade.

A equipa orientada por Luigi di Biaggio atacava preferencialmente pelo lado direito, esquerdo da defensia lusa, onde Raphael Guerreiro sentia inúmeras dificuldades para travar os adversários, principalmente Domenico Berardi, jogador do Sassuolo (marcou 15 golos esta época na Série A) e que é estrela da seleção italiana.

A equipa lusa foi aos poucos equilibrando o jogo, com João Mário, William Carvalho e Sérgio Oliveira a mandarem no meio-campo e com Bernardo Silva a fazer a ligação com a dupla de atacantes.

A melhor oportunidade pertenceu a João Mário mas o médio do Sporting falhou um golo cantado. A jogada nasceu nos pés de Bernardo Silva que acelerou pela direita, mete em João Mário que abriu na direita em Sérgio Oliveira. O capitão da seleção de sub-21 de Portugal cruzou de primeira para um remate, também ele de primeira de João Mário na área mas a bola saiu ao lado. Uma perdida incrível.

Mesmo nos instantes finais do primeiro tempo, Sérgio Oliveira quase que fazia autogolo, num corte enrolado na área lusa.

Portugal precisa de ter atenção a Berardi, o homem mais perigoso dos italianos. Mas também é preciso ter mais bola e meter mais gente na zona de finalização.

No outro jogo do Grupo B, a Inglaterra venceu a Suécia por 1-0.