A seleção portuguesa de sub-21 venceu, esta sexta-feira, por 3-1 diante da Noruega em jogo de preparação (o penúltimo) antes de Rui Jorge anunciar a convocatória final para o Euro2017, que vai decorrer no próximo verão na Polónia.

Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, o selecionador nacional fez alinhar o seguinte onze: Miguel Silva; Fernando Fonseca, Rúben Semedo, Edgar Ié e Kevin Rodrigues; Francisco Ramos, Rony Lopes e Ricardo Horta; Iuri Medeiros, Gonçalo Paciência e Bruma.

Nos minutos iniciais, os Sub-21 entraram bem na partida, com grande parte do tempo com posse de bola, mas com alguma dificuldade em chegar ao último terço do campo. Já com a meia hora de jogo, os noruegueses conseguiram equilibrar, crescendo em atitude e insistência

Ao minuto 43, um jogador da Noruega derrubou Gonçalo Paciência na grande área e o árbitro da partida assinalou grande penalidade. Na conversão, o próprio avançado português foi o responsável por marcar e abrir o marcador para Portugal.

A segunda parte começou com seis alterações no lado de Portugal (entraram Rúben Neves, Carlos Mané, Bruno Fernandes, João Carvalho, Daniel Podence e Diogo Jota e saíram Gonçalo Paciência, Marcos Lopes, Bruma, Francisco Ramos, Ricardo Horta e Iuri Medeiros).

Aos 59 minutos surgiu o segundo golo para Portugal, desta vez da autoria de Rúben Semedo. O central do Sporting entrou a ‘matar’ ao segundo poste, após pontapé de canto, e cabeceou certeiro para a baliza da Noruega.

Aos 77 minutos, na sequência de um livre, Thorsby apareceu na área portuguesa e cabeceou para o golo norueguês.

Como se tratava de um jogo particular, Rui Jorge aproveitou para dar minutos a todos os jogadores disponíveis, tendo ainda entrado em ação Pedro Rebocho, Tobias Figueiredo, Luís Mata e Domingos Duarte, para os lugares de Rúben Semedo, Kevin Rodrigues e Edgar Ié.

Já perto dos apito final, o portista Diogo Jota aumentou a vantagem lusa para 3-1 num bom cabeceamento, após um soberbo cruzamento de João Carvalho, sentenciando a partida no Estoril.

No próximo domingo, os Sub-21 viajam para Estugarda para mais um teste, desta vez diante da Alemanha, num jogo agendado para terça-feira. Recorde-se que Portugal já está qualificado para a fase final do campeonato europeu, no Grupo B ao lado de seleções como Espanha, Sérvia e Macedónia.