Portugal inicia esta sexta-feira a caminhada para o Mundial 2014, que se vai disputar no Brasil, com o desafio frente ao Luxemburgo. Um adversário “simpático” para a equipa das quinas, como expressa o historial entre as duas seleções. 

Em 12 encontros, a seleção nacional venceu 10 jogos, cedendo apenas um empate (1-1, a 12-10-1991) e uma derrota, por 4-2, no longínquo ano de 1961. Curiosamente, esse desaire é também de boa memória para Portugal, ao assinalar a estreia de Eusébio da Silva Ferreira na seleção lusa, onde apontaria o primeiro dos seus históricos 41 golos.

A história joga assim a favor da Seleção, num percurso onde as goleadas têm surgido de forma regular. A última recordação do Luxemburgo é até bastante recente, com o duelo particular disputado em agosto de 2011, no Estádio do Algarve, a confirmar a “queda” para as goleadas: 5-0, com golos de Hélder Postiga, Ronaldo, Fábio Coentrão e Hugo Almeida (2).

Para o embate de sexta-feira, ninguém fala em goleadas e a aposta é no respeito pelo Luxemburgo. Ciente de históricos percalços em fases de apuramento, o selecionador Paulo Bento já deixou o alerta para os riscos do facilitismo.

O estádio Josy Barthel, onde Portugal vai jogar esta sexta-feira, é também um velho conhecido para as cores portuguesas. Foi aqui que em novembro de 2004 Portugal venceu por 5-0, num encontro a contar para a fase de qualificação do Mundial 2006. Inaugurado em 1931 – e posteriormente renovado em 1989 -, este recinto tem capacidade para oito mil pessoas e presta homenagem no seu nome a um antigo campeão olímpico de Helsínquia’1952.

Apesar de se estrear fora de casa, Portugal tem um trunfo acrescido na forte comunidade lusa no Luxemburgo, que deve marcar presença no estádio em apoio à Seleção. O desafio está marcado para as 19h45 (hora de Portugal continental).