A seleção sub-21 trabalhou, esta quarta-feira, pela primeira vez com o grupo completo de 23 futebolistas, mercê da inclusão de Sérgio Oliveira, Alberto Seidi e Francisco Júnior no estágio de Rio Maior de preparação para o particular com a Ucrânia.
O médio Sérgio Oliveira (FC Porto B) já está recuperado de problemas físicos, enquanto o avançado Alberto Seidi (Southampton) e o médio Francisco Júnior (Everton) chegaram apenas terça-feira e só hoje evoluíram sob o comando do selecionador Rui Jorge, que prepara o primeiro teste da nova seleção, segunda-feira em Moreira de Cónegos.
Após mais um treino, os guarda-redes João Pinho (Oliveirense) e Luís Ribeiro (Sporting) contaram que encetam uma “luta saudável” com Daniel Fernandes (Bochum) pela primazia na baliza.
«A luta pela titularidade é saudável. Somos três guarda-redes a trabalhar para jogar e nenhum é favorito», referiu Luís Ribeiro que conta com 13 internacionalizações, enquanto que Daniel Fernandes e João Pinho se estrearam em chamadas à seleção.
Apesar de ser o mais experiente, com passagens pelos sub-19 e sub-21, o guarda-redes do Sporting não se assume como favorito ao lugar: «todos estão a lutar por um lugar e quem for o escolhido para jogar irá estar bem».
«O meu objetivo é ajudar a seleção, independentemente de jogar. É óbvio que vou trabalhar sempre nos limites, tal como os meus colegas e como a equipa técnica nos obriga. A luta por um lugar tem sido saudável. Damo-nos todos bem e tentamos puxar pelos nossos colegas para estarmos sempre ao melhor nível, pois quem for para a baliza vai representar o trabalho dos três. Queremos estar sempre bem para quando formos chamados podermos dizer presente», referiu, por sua vez, João Pinho.
O atleta da Oliveirense destacou o «orgulho enorme» por se estrear na seleção, considerando a sua chamada «o reconhecimento de um trabalho efetuado ao longo de vários anos, fruto de um grande empenho».
Em relação ao jogo com a Ucrânia, Luís Ribeiro entende que Portugal vai compensar a falta de entrosamento da nova seleção com «empenho» ímpar.
«Ainda não nos conhecemos todos, mas a maioria dos jogadores já se conhece. O que posso dizer é que vamos fazer tudo para ganhar. Não sei se vamos conseguir, mas iremos fazer tudo para conseguir a vitória», concluiu.