A seleção portuguesa de futebol terminou com mais vitórias (seis) do que derrotas (três) um ano de 2012 em que falhou por muito pouco a presença na final do Europeu, mas complicou a qualificação para o Mundial2014.

O resultado mais marcante para a equipa lusa acabou, no entanto, por ser um dos cinco empates registados, o 0-0 com a Espanha, após prolongamento, no jogo das meias-finais do Campeonato da Europa, que acabou por sorrir ao país vizinho no desempate por grandes penalidades (4-2).

Foi o fim de um sonho e do melhor período da equipa das “quinas”, que entrou no ano com o pé esquerdo, com quatro jogos sem ganhar, incluindo a estreia no Euro2012 e, depois de ter chegado a ser terceira do “ranking” mundial, voltou a vacilar no final, com três sem vitória, o último quarta-feira, no Gabão (2-2).

A equipa liderada por Paulo Bento ficou em “branco” nas duas primeiras partidas de 2012, ao empatar a zero com Polónia, em Varsóvia, e Macedónia, em Leiria, e, depois, perdeu por 3-1 com a Turquia, na Luz, o que lançou um “mar” de dúvidas sobre o desempenho no Europeu.

O primeiro jogo na fase final, com a Alemanha, confirmou as piores expectativas, com Portugal a perder por 1-0, terminando, assim, os quatro primeiros jogos do ano com apenas um golo marcado, por Nani, no desaire caseiro frente aos turcos.

O encontro com a Dinamarca constituiu um momento de viragem, mas foi preciso esperar pelos 87 minutos para que o suplente Varela assegurasse o triunfo, por 3-2, depois de Pepe e Hélder Postiga terem colocado a equipa lusa a vencer por dois golos e de Nicolas Bendtner ter respondido à altura.

Se a equipa nacional renasceu das cinzas ao segundo jogo no Grupo B do Europeu, Cristiano Ronaldo, o seu “capitão” e jogador mais influente, demorou um pouco mais a fazer-se notar, mas fê-lo na melhor altura, estreando-se a marcar em 2012 com dois golos na decisiva vitória por 2-1 sobre a Holanda, que valeu o apuramento para os quartos de final.

O jogador do Real Madrid voltou a ser fundamental na qualificação para as meias-finais, ao marcar o golo no triunfo por 1-0 sobre a República Checa.

Nas meias-finais, Ronaldo foi, no entanto, incapaz de afundar a “armada espanhola”, que, ainda assim, só se conseguiu desembaraçar da resistência lusa e caminhar em direção ao segundo título europeu consecutivo no desempate por grandes penalidades.

A nova época começou frente a um adversário pouco usual, o Panamá, e com uma vitória em Faro por 2-0, num jogo que serviu para Ronaldo demonstrar que continuava com a pontaria afinada e Nélson Oliveira marcar o primeiro golo na seleção “AA”, na estreia a titular.

O arranque da fase de qualificação para o Mundial de 2014 começou com uma pouco convincente vitória por 2-1 no Luxemburgo, com tentos do “inevitável” Ronaldo e de Hélder Postiga, mas pareceu entrar em velocidade de cruzeiro com o triunfo robusto na receção ao Azerbaijão, por 3-0, graças aos remates certeiros do “talismã” Varela, de Postiga e Bruno Alves.

Portugal lançou-se na frente do Grupo F, mas a visita à Rússia, principal adversária na luta pelo primeiro lugar e o apuramento direto para a fase final, saldou-se por uma exibição sem chama e uma derrota por 1-0, que manteve a seleção lusa sem conseguir ganhar em Moscovo.

Quatro dias mais tarde, a equipa orientada por Paulo Bento comprometeu ainda mais o principal objetivo, ao empatar 1-1 com a Irlanda do Norte, no Porto, onde Postiga salvou o desaire perto do fim, para quarta-feira, acabar o ano com um empate 2-2 no Gabão.

O estreante Pizzi, de grande penalidade, e Hugo Almeida apontaram os últimos tentos lusos em 2012, num particular em que Paulo Bento utilizou muitas “segundas figuras”.

- Os 14 jogos disputados por Portugal em 2012:
Data      Adversário                    Local               Prova
29/02/12  Polónia (F), 0-0              Varsóvia            Particular
26/05/12  Macedónia (C), 0-0            Leiria              Particular
02/06/12  Turquia (C), 1-3              Lisboa              Particular
 (Nani)
09/06/12  Alemanha (N), 0-1             Lviv, Ucr           Europeu (FF)
13/06/12  Dinamarca (N), 3-2            Lviv, Ucr           Europeu (FF)
 (Pepe, Hélder Postiga, Varela)
16/06/12  Holanda (N), 2-1              Kharkiv, Ucr        Europeu (FF)
 (Cristiano Ronaldo 2)
21/06/12  República Checa (N), 1-0 Varsóvia, Pol       Europeu (FF)
 (Cristiano Ronaldo)
27/06/12  Espanha (N), 0-0ap, 2-4gp     Donetsk, Ucr        Europeu (FF)
15/08/12  Panamá (C), 2-0               Faro                Particular
 (Nélson Oliveira, Cristiano Ronaldo)
07/09/12  Luxemburgo (F), 2-1           Luxemburgo          Mundial (Q)
 (Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga)
11/09/12  Azerbaijão (C), 3-0           Braga               Mundial (Q)
 (Varela, Hélder Postiga, Bruno Alves)
12/10/12  Rússia (F), 0-1               Moscovo             Mundial (Q)
16/10/12  Irlanda do Norte (C), 1-1     Porto               Mundial (Q)
 (Hélder Postiga)
14/11/12  Gabão (F), 2-2                Libreville          Particular
 (Pizzi gp, Hugo Almeida)

Balanço:        J    V    E    D    GOLOS
 Oficiais         9    5    2    2    12-7
 Particulares   5    1    3    1     5-5
------------------------------------------
 Casa                5    2    2    1     7-4
 Fora                4    1    2    1     4-4
 Campo Neutro   5    3    1    1     6-4
------------------------------------------
 Total:        14    6    5    3    17-12

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.