A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disponibilizou-se hoje para ajudar a minimizar os estragos provocados pelo temporal de sexta-feira a clubes do Algarve, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

«O presidente da FPF, Fernando Gomes, contactou o presidente da Associação de Futebol (AF) do Algarve, Carlos Alves Caetano, disponibilizando-se para ajudar para minimizar os prejuízos causados pelo mau tempo, nomeadamente aos clubes Silves FC e GD Lagoa», afirmou à Lusa a mesma fonte.

Na sexta-feira, a AF do Algarve anunciou, em comunicado, a «suspensão, pelo período de 15 dias, de toda a atividade desportiva envolvendo o Silves FC, com o consequente adiamento dos jogos que entretanto agendados».

«A AF do Algarve irá providenciar todos os mecanismos que permitam a normal retoma das competições afetadas por este triste episódio», pode ler-se no comunicado da estrutura algarvia.

Na sexta-feira, os concelhos de Lagoa e Silves foram afetados por fortes ventos que provocaram estragos avultados em viaturas, habitações e equipamentos públicos e fizeram cair árvores.

Treze feridos, três deles graves, doze desalojados e 4.600 pessoas sem energia elétrica compõem o balanço feito pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro do temporal que se abateu sobre uma parte do barlavento algarvio.

No terreno estiveram 231 operacionais, apoiados por 67 veículos, tendo sido enviados para a região grupos de reforço de Beja, Évora e Setúbal e equipas da Força Especial de Bombeiros.

O Instituto de Meteorologia classificou como «fenómeno extremo de vento» e «tempo severo» a situação ocorrida nos municípios algarvios e admitiu que pode se repetir por se tratar de algo imprevisível.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Silves, Rogério Pinto, um muro do estádio do Silves FC desabou na estrada e as bancadas ficaram destruídas.