A seleção portuguesa de futebol reúne-se pela primeira vez em 2013, para o jogo particular com o Equador, marcado para quarta-feira, em Guimarães.

Tendo em vista a preparação para os jogos de qualificação europeia para o Mundial2014, o selecionador luso, Paulo Bento, promoveu a estreia do médio do Benfica André Gomes, que substituiu na convocatória o lesionado Ruben Micael, do Sporting de Braga.

Além do médio “encarnado”, que tinha sido chamado por Edgar Borges para o jogo da seleção portuguesa de sub-20 com a França, Bento viu-se ainda obrigado a trocar Hugo Almeida, dos turcos do Besiktas, por Nelson Oliveira, dos espanhóis do Deportivo da Corunha, e promoveu ainda o regresso do defesa Sereno, do Valladolid.

Ainda em dúvida está a aptidão do defesa direito Miguel Lopes, do Sporting, que saiu lesionado no ombro do encontro dos “leões” com o Rio Ave, no sábado, para a I Liga portuguesa de futebol.

A concentração da equipa das "quinas" vai decorrer até às 19h00, na Pousada Santa Marinha, em Guimarães.

A seleção portuguesa de futebol, que não vence há três jogos consecutivos, recebe na quarta-feira o Equador, no primeiro jogo de 2013, que vai ser arbitrado pelo croata Marijo Strahonja.

O embate frente ao Equador será o único particular que Portugal cumprirá antes dos dois próximos encontros no Grupo F de apuramento para o Mundial de 2014, em Israel e no Azerbaijão, respetivamente a 22 e 26 de março de 2013.

No Grupo F, a formação comandada por Paulo Bento segue no terceiro lugar, com sete pontos, os mesmos de Israel, que está em segundo, e menos cinco em relação à líder Rússia, formação que Portugal recebe a 7 de junho.