Vieirinha e Sereno são duas das novidades na lista de convocados de Portugal para os jogos com Israel e Azerbaijão, de apuramento ao Mundial 2014.

Com a lesão de Ricardo Costa, a escolha do quarto central acabou por recair no jogador do Valladolid de Espanha. Paulo Bento explicou porque convocou os dois ex-portistas: «O Sereno tem a possibilidade de jogar como lateral. Temos tido sempre quatro centrais e um deles com estas características, que normalmente é o Ricardo Costa», afirmou.

Vieirinha também faz a sua estreia nos AA de Portugal. Uma chamada justificada pela selecionador de Portugal pela qualidade técnica e tática do extremo: «Quanto ao Vieirinha, ele tem estado quase sempre nas pré-convocatórias e entendemos, por aquilo que tem feito no seu clube, que era o momento de traze-lo para a convocatória. É um jogador evoluído tecnicamente, muito competente a nível tático e com características diferentes dos outros extremos», afirmou o selecionador de Portugal.

Paulo Bento sabe que dificilmente Portugal conseguirá alcançar o primeiro lugar do Grupo F. Mas enquanto for possível, os lusos irão lutar por todos os pontos: «Matematicamente é possível chegar ao primeiro lugar. É um objetivo que sabemos que não depende de nós».

João Moutinho acabou por ser convocado mas a sua utilização nos dois jogos ainda é uma incógnita. O médio dos Dragões saiu ao intervalo do encontro entre o FC Porto e o Málaga, da Liga dos Campeões, e ainda não se sabe se estará apto a jogar pelo seu clube no fim-de-semana. Paulo Bento mantém esperanças de contar com o jogador.

«Estamos em contacto com os médicos do FC Porto e, vendo como se apresenta no domingo, na segunda-feira tomaremos uma decisão em relação à sua permanência na seleção. O que posso garantir é que iremos defender os interesses da seleção, como defendemos o do clube, e ter a maior preocupação com o estado físico do jogador», concluiu.

Portugal defronta Israel a 22 de março em Tel Aviv e, quatro dia depois, joga com o Azerbaijão, numa jornada dupla jogada fora de portas.