O treinador da seleção sub-21 de Portugal afirmou hoje que a equipa continua a ter «qualidade suficiente para fazer parte da elite do futebol», ainda que seja preciso melhorar os resultados dos últimos anos.

Rui Jorge, que falava na conferência de antevisão dos jogos de preparação frente a Suécia e República da Irlanda, mostrou-se confiante no potencial dos jovens lusos, considerando que falta apenas capitalizar essa qualidade em resultados práticos.

«Existem as condições que havia nos anos anteriores. É um grupo de jogadores com potencial e, agora, temos de potenciá-los. Temos qualidade suficiente para estar na elite do futebol. Tentámos fazê-lo no passado e tentaremos fazê-lo este ano novamente, esperando ser mais fortes que no passado, de forma a alcançar a fase final», afirmou.

Falhada a qualificação para o Euro2013, que se realiza em Israel, Portugal aponta agora à fase final do Euro2015, na República Checa, cuja fase de qualificação de inicia em setembro.

Tendo em conta as ausências de vários atletas selecionáveis, que estão a preparar a participação no Campeonato do Mundo de Sub-20 deste ano, Rui Jorge adiantou que os jogos de preparação servirão essencialmente para que "a equipa técnica observe de forma mais próxima" outros jogadores.

«Sabendo que existe um grupo, a partir do qual podemos escolher os jogadores para a fase de apuramento, as suas vagas estão preenchidas por outros elementos, que teremos oportunidade de observar», referiu.

Por outro lado, o técnico dos sub-21 voltou a elogiar a introdução das equipas B no futebol profissional, mais concretamente na II Liga, onde os jovens futebolistas podem ter minutos de competição e adquirir a «intensidade» e jogo.

«Até ao momento, as equipas B têm dado bastantes minutos a jogadores que não seriam tão utilizados nas equipas principais. É uma vantagem quando podemos ter jogadores com intensidade, estando numa II Liga. Esperamos que seja uma situação que se mantenha», concluiu.

Portugal recebe a Suécia, no dia 21 de março, em Viseu, e desloca-se a Dublin, quatro dias depois, no dia 25, para defrontar a República da Irlanda.

Lista dos 23 convocados:

- Guarda-redes: Daniel Fernandes (Bochum/Ale), João Pinho (Oliveirense) e Luis Ribeiro (Sporting).

- Defesas: David Bruno (FC Porto), Frederico Venâncio (Vitória de Setúbal), Josué (Vitória de Guimarães), João Amorim (Vitória de Guimarães), Luis Martins (Gil Vicente), Miguel Lourenço (Vitória de Setúbal), Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães) e Rui Coentrão (Varzim).

- Médios: Amorim (Tofense), Luis Silva (Leixões), Sérgio Oliveira (FC Porto), Raphael Guerreiro (Caen, Fra), Tiago Rodrigues (Vitória de Guimarães), Vitor Gonçalves (Portimonense) e William (Cercle Brugge/Bel).

- Avançados: Aldair (Penafiel), Tó Barbosa (Varzim), Fábio Nunes (Blackburn Rovers/Ing), João Beirão (Ribeirão) e Luis Gustavo (FC Barcelona/Esp).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.