A seleção nacional está a disputar uma vaga no próximo campeonato do Mundo no Brasil e João Moutinho não é indiferente à importância de estar presente numa prova tão importante como um Mundial. Fora dos convocados de Carlos Queiroz no Mundial 2010, João Moutinho revela agora que o seu grande sonho é representar Portugal numa fase final de um campeonato do Mundo.

Em entrevista à revista FPF 360, publicação bimensal lançada esta quarta-feira pela FPF, João Moutinho fala dos objetivos do grupo de Paulo Bento em estar no Brasil em 2014.

«Esse é grande objetivo. Dou o máximo para ser chamado e, se Deus quiser, estar na fase final do Brasil. Espero que seja a minha estreia em Mundiais», começou por dizer o médio do FC Porto.

Em dúvida para os próximos compromissos da seleção de Portugal, Moutinho confessa que vai ser difícil garantir o apuramento direto para o Mundial 2014, mas que equipa portuguesa tem capacidades e qualidades mais que suficientes para marcar presença no Brasil.

«Temos a tarefa complicada para sermos apurados diretamente. O nosso objetivo neste momento é ganhar os nossos jogos e manter o 2.º lugar. Se a Rússia perder pontos, depois temos um jogo com eles em casa… Seja no play-off ou com apuramento direto, acredito perfeitamente que temos capacidade e qualidade mais do que suficientes para estar no Mundial», afirmou Moutinho.

A trabalhar há quase 10 anos com Paulo Bento, João Moutinho tece rasgados elogios ao atual selecionador nacional, com quem trabalhou muitas épocas no Sporting. Questionado sobre o perfil de Paulo Bento, o jogador não tem dúvidas em apontar a tranquilidade como uma das qualidades do técnico.

«É uma pessoa extremamente tranquila. Incentiva os jogadores, moraliza-os e dá tudo o que tem por eles, desde que nós façamos o mesmo. Tentamos dar o nosso melhor pela Seleção e por ele, porque merece. É excelente treinador e excelente pessoa», referiu Moutinho.

Com 50 internacionalizações, João Moutinho falou ainda das responsabilidades que os jogadores têm ao vestir a camisola das quinas.

«É o sonho de qualquer jogador de futebol, ou qualquer outra modalidade. Temos 10 milhões de pessoas com os olhos postos em nós e isso é que nos transmite a grandeza da responsabilidade que temos em cima dos ombros. É um orgulho estar aqui, porque sabemos que desses 10 milhões de pessoas se calhar 5 milhões gostavam de estar no nosso lugar e poder dar uma alegria. Felizmente, temo-lo conseguido algumas vezes», sentenciou o médio do FC Porto.