O defesa Pepe observou hoje que o jogo de sexta-feira da seleção portuguesa de futebol, em Israel, constitui-se como um passo importante, mas não decisivo, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.

«Não é decisivo, mas é muito importante», defendeu Pepe, em Óbidos, onde está concentrada a seleção orientada pelo treinador Paulo Bento, assinalando que «o mais importante é estar concentrado e fazer as coisas da melhor maneira possível para sair de Israel com a vitória».

Pepe pediu a «máxima seriedade», não apenas para o encontro de Telavive, frente a um adversário direto na corrida pelo segundo lugar no grupo F europeu de apuramento para o Mundial2014, mas também para a partida com o Azerbaijão, que Portugal vai disputar na terça-feira seguinte, em Baku.

O defesa não rejeitou que o objetivo de marcar presença na fase final da competição, que se vai realizar no Brasil, pode ficar comprometido com uma derrota na capital israelita, mas lembrou que «Israel ainda tem que vir jogar a Portugal», a 11 de outubro, no penúltimo jogo da «equipa das quinas» no grupo.

O central do Real Madrid conhece vários jogadores da seleção israelita e sabe que a equipa portuguesa vai jogar num «campo muito difícil», advertindo que será necessário «trabalhar bastante» para que consiga sair de Telavive com uma vitória que coloque Portugal, pelo menos, na rota do "play-off" de acesso à fase final.

«Acreditamos que vamos estar no Campeonato do Mundo. Não passa pela cabeça de qualquer jogador não estar no Mundial», assegurou Pepe, que ainda espera que João Moutinho «possa estar bem para ajudar Portugal» já no encontro de sexta-feira, apesar de o médio do FC Porto apenas hoje ter treinado com os restantes colegas da seleção, de forma condicionada.

Os jogadores da seleção portuguesa cumpriram hoje o último treino em Óbidos, antes da partida do aeroporto de Lisboa para Telavive, marcada para as 14h30 horas, estando a chegada à capital israelita prevista para as 21h35 (menos duas horas em Lisboa).

Portugal, segundo classificado do grupo F europeu de apuramento para o Mundial de 2014, em igualdade pontual com Israel e a cinco pontos da líder Rússia, joga na sexta-feira em Telavive, em partida com início às 14h45 (12h45 em Lisboa), e quatro dias mais tarde em Baku, a partir das 21h00 (17h00 em Lisboa).