O defesa lateral português, João Pereira, reagiu este domingo às críticas lançadas às defensiva portuguesa após o empate em Telavive frente a Israel (3-3), em jogo a contar para o apuramento do Mundial 2014. Para o jogador do Valência, as criticas ao sector defensivo são infundadas porque todos os jogadores na seleção nacional atacam e defendem.

«São coisas que acontecem e são jogos diferentes. No Campeonato da Europa estávamos juntos todos os dias e tínhamos mais tempo para trabalhar. Agora, acho engraçado as pessoas falarem dos golos e colocarem as culpas na defesa. Atacamos todos e defendemos todos», afirmou João Pereira em Baku, onde a seleção portuguesa prepara o próximo jogo com o Azerbaijão.

«Estamos todos conscientes que se calhar já cometemos os erros todos que podíamos cometer nesta fase apuramento. Estamos numa fase difícil mas nada é impossível. Estamos concentrados para vencer o Azerbaijão», acrescentou o lateral direito.

Uma das baixas de peso da seleção nacional para o jogo em Baku é Cristiano Ronaldo. O capitão viu um cartão amarelo em Telavive e ficou assim impedido de defrontar o Azerbaijão na terça-feira. João Pereira reconhece que é sempre melhor ter Cristiano Ronaldo disponível mas também acredita que Portugal vai apresentar-se para ganhar, como sempre.

«Qualquer jogador que jogue na posição de Ronaldo vai fazer o melhor possível, mas vai ser complicado porque é o nosso capitão e um grande jogador», afirmou João Pereira.

Questionado pela tendência crónica da seleção nacional ir até à última para garantir o apuramento para as fases finais de Europeus e Mundiais, João Pereira não conseguiu elaborar uma resposta coerente.

«Não sei porquê. Acho que todos estamos habituados a jogar com pressão, até nos clubes, mas o facto é que preferia estar em melhor posição e não ter tanta pressão, mas vamos encarar isso e tentar garantir a vitória», sentenciou o internacional português.