A seleção portuguesa de futebol, privada de Cristiano Ronaldo, joga terça-feira no Azerbaijão, proibida de voltar a tropeçar no Grupo F europeu de qualificação para o Mundial2014, depois de três encontros sem ganhar.

O empate a três obtido sexta-feira, em Israel, até se constituiu como um mal menor, uma vez que Portugal, depois de entrado a ganhar, com um golo de Bruno Alves logo aos dois minutos, permitiu que os anfitriões virassem o resultado para 3-1, tendo salvado um ponto na luta com um adversário direto graças ao tento afortunado de Fábio Coentrão, aos 90+3.

Se a igualdade arrancada “a ferros” em Telavive não comprometeu o objetivo redefinido por Paulo Bento de terminar no segundo lugar e lutar pelo apuramento no “play-off”, pois Portugal manteve-se em igualdade pontual com Israel, extinguiu a última réstia de esperança de vencer o grupo e qualificar-se diretamente.

A Rússia, que começou por quebrar o ânimo da equipa das “quinas”, que bateu em Moscovo por 1-0, pode aumentar a vantagem para oito pontos, caso vença em Belfast a Irlanda do Norte – com a qual Portugal não foi além do empate 1-1, no Porto -, um jogo que já foi adiado duas vezes devido ao meu tempo.

Se a vitória no agrupamento parece uma miragem, a equipa lusa mantém fundadas expectativas de terminar no segundo lugar, até porque recebe a Rússia e Israel e a principal adversária ainda tem que se deslocar a Moscovo, mas a proximidade da congénere israelita proíbe mais deslizes, em especial frente a uma das mais fracas equipas da “poule”.

Um outro problema é que um dos segundos, o pior, não se qualifica para o “play-off”, pelo que Portugal não se pode também dar ao luxo de continuar a desperdiçar mais pontos.

O médio João Moutinho recuperou à última hora de uma lesão muscular, jogou os 90 minutos em Israel e deve repetir a titularidade em Baku, mas Paulo Bento, já privado do lesionado Nani, terá de “sobreviver” ao primeiro jogo oficial sem Cristiano Ronaldo, uma vez que o terceiro melhor marcador de sempre da seleção (38 golos) viu em Telavive o segundo cartão amarelo no apuramento e falha o embate com o Azerbaijão.

À luz da história, a partida no Azerbaijão não promete muitas facilidades, pois, apesar de Portugal se ter imposto por 2-0 na última visita a Baku, em 2007, limitou-se a empatar 1-1 na primeira deslocação, em 1999, graças a um golo marcado por Luís Figo já nos descontos.

A equipa lusa, que nunca se mostrou convincente desde o início da fase de apuramento, durante a qual também se impôs por 2-1 no Luxemburgo e por enganadores 3-0 na receção ao Azerbaijão, procura ainda quebrar a série de cinco jogos sem ganhar, pois, além dos jogos com a Rússia, Irlanda do Norte e Israel, empatou 2-2 no Gabão e perdeu por 3-2 com Equador, em Guimarães.

Portugal defronta o Azerbaijão na terça-feira, no Estádio Republic, em Baku, a partir das 21h00 locais (17h00 em Lisboa), sob a arbitragem do inglês Andre Marriner.