A seleção não tem vida fácil no apuramento e hoje está obrigada a vencer o Azerbaijão para poder continuar a sonhar com a presença no Mundial 2014 no Brasil.

Precisamente do Brasil chega o apoio de alguém que deu muito à seleção portuguesa: Deco. Em declarações ao SAPO Desporto, o luso-brasileiro reconhece que o empate com Israel foi um contratempo, porém reitera que «nada ficou decidido» pelo que «continua acesa a esperança de Portugal se qualificar».

Neste embate com o Azerbaijão a principal baixa chama-se Cristiano Ronaldo. Um jogador que, segundo Deco, faria falta em qualquer equipa do mundo.

«Sem dúvida,  o Cristiano Ronaldo faria falta a qualquer equipa e seleção no Mundo inteiro. É inevitável e não tem como fugir a isso, mas Portugal tem condições de vencer».

Mais do que condições, existe uma imperial necessidade de ultrapassar um adversário que é de outro campeonato, e a necessidade ainda de Portugal voltar rapidamente ao rumo das vitórias,

«Se a seleção não vencer não tem como chegar ao Mundial. No futebol não existe obrigação, o objetivo é procurar fazer sempre o máximo para atingir o melhor. Mas se Portugal quer chegar ao Mundial não tem como não passar por cima deste adversário», frisou o jogador do Fluminense.

A partir do Rio de Janeiro, Deco deixa uma mensagem aos seus antigos colegas.

«Quero desejar a melhor sorte possível. Estou longe por razões de trabalho, mas estou a torcer por eles. Espero do fundo do coração que nos consigamos qualificar para este Mundial. Seria muito bom ver a seleção jogar aqui no Brasil», afirmou.

Enquanto o grupo às ordens de Paulo Bento batalha por garantir uma vaga na competição e uma viagem até ao Brasil, Deco seguirá o seu percurso no Fluminense esperando poder receber no seu país a seleção que um dia o acolheu.