A seleção portuguesa de futebol de sub-20 vai encarar todos os jogos do Mundial2013 como se fossem finais e «representar com dignidade» o país no torneio que vai decorrer na Turquia.

Em declarações à agência Lusa, o selecionador Edgar Borges desvalorizou as ausências do Brasil, atual campeão, e da Argentina e considerou que, mesmo assim, Portugal «não deve elevar a fasquia» no torneio, previsto para decorrer entre 21 de junho e 13 de julho.

«A nossa filosofia e a forma de abordagem passam por respeitar todos os adversários, assumir cada jogo como se uma final se tratasse e representar com dignidade o nome de Portugal», afirmou o técnico.

Portugal, que há dois anos na Colômbia chegou à final, está integrado no grupo B e vai defrontar Cuba, Coreia do Sul, Nigéria, todos «adversários fortes».

«Todos os jogos vão ser muito difíceis. Já temos alguma informação com profundidade dos adversários e sabemos que qualquer equipa é forte», explicou.

Edgar Borges confidenciou que será um «orgulho» comandar o atual vice-campeão no próximo Mundial2013 e defendeu que esse «estatuto não aumenta a responsabilidade» de jogadores e técnicos.

«Vamos tudo fazer para não defraudar as expectativas cridas mas não podemos elevar a fasquia. Neste tipo de provas tudo pode acontecer», frisou.

Portugal inicia a sua participação a 21 de junho, contra a Nigéria, seguido do confronto com a Coreia do Sul, a 24, e com Cuba, a 27. Todos os jogos serão no estádio Kadir Has, em Kayseri.