O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, manifestou hoje esperança numa eleição para o comité executivo da UEFA dentro de dois anos, após ter retirado a candidatura na véspera.

Em compensação, o dirigente português foi nomeado conselheiro especial para as relações com as outras confederações de futebol, o que lhe garante um assento nas reuniões do Comité Executivo.

Será também membro do grupo de coordenação do Euro2016, em França, que tem a presidência de Jacques Lambert e é responsável por traçar as orientações gerais relativas à organização do Euro e reúne elementos da UEFA, da Federação Francesa de Futebol do estado francês e das cidades anfitriãs.

«Espero ser recompensado é pelo trabalho que vier a desenvolver em prol do futebol português nas tarefas que me forem confiadas. Se tiver possibilidade de concretizar um bom trabalho e desenvolver aquilo que me for confiado nesse período, estou certo que terei boas hipóteses de vir a integrar de pleno direito o comité executivo em 2015», afirmou, à margem do congresso da UEFA, que decorreu hoje em Londres.

Fernando Gomes invocou a «unidade» e o «bem do futebol europeu» para a decisão, que foi tornada pública na quinta-feira à noite, tendo admitido hoje que existia o risco de não ser eleito.

«Dentro da perspetiva de que havia nove candidatos para oito lugares, sendo certo que os oito candidatos são originários dos oito países que estavam no comité executivo, portanto esse risco naturalmente havia dentro do processo eleitoral. Temos consciência de que fizemos o nosso trabalho para ganhar esta eleição, mas uma eleição é uma eleição e nada estava garantido», justificou hoje, à margem do congresso da organização, que decorreu em Londres.

Desta forma, continuou, «Portugal estará presente nas grandes decisões da UEFA, participando ativamente nas reuniões do comité executivo. Foi uma forma encontrada para, não deixando de estar presente, conseguir que a unidade do futebol europeu fosse salvaguardada», vincou.

Há dois anos, o antecessor, Gilberto Madail, atribuiu à «má imagem do futebol português» o fracasso na reeleição para o Comité Executivo da UEFA, ao qual concorriam 13 candidatos para sete lugares disponíveis.

Fernando Gomes considera que a situação mudou, disse.

«Nós tínhamos um passado e uma experiência junto das instâncias que governam o futebol europeu. Creio que, daquilo que me foi transmitido, o próprio presidente [da UEFA, Michel] Platini teceu alguns elogios quer a mim próprio, quer ao futebol português. Esse reconhecimento contribuiu necessariamente e decisivamente para que o futebol português volte a reassumir uma posição de relevo nas instâncias internacionais que governam o futebol internacional.»

Durante a conferência de imprensa, no final do congresso, Platini agradeceu o gesto do português, afirmando que Gomes «mostrou muita classe».