A seleção portuguesa de futebol em sub-21 venceu hoje a sua congénere da Croácia, por 2-0, em jogo de preparação para a fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2015.

A vitória da equipa portuguesa começou a ser escrita logo aos dois minutos, após uma intervenção desastrada do guarda-redes croata, que tentou aliviar a bola, mas colocou-a nos pés de João Carlos. O jogador português não se fez rogado, caminhou em direção à baliza e desferiu um potente remate que só parou no fundo das redes.

A vencer, Portugal optou por uma toada mais calma, com a bola a circular entre os jogadores e a procurar o ataque só em ocasiões em que a defensiva adversária parecia mais desorganizada.

Apesar de algum domínio em termos de posse de bola em vários períodos do jogo, a Croácia nunca causou grandes embaraços ao último reduto luso, que conseguiu resolver todos os problemas criados.

A toada do jogo manteve-se no segundo tempo, com a Croácia a procurar o empate e Portugal a responder. Os croatas estiveram próximo do golo por duas vezes. Primeiro por Marcelo Brozovic, de livre direto, depois numa jogada rápida pela direita concluída por Mislav Orciv, que rematou a rasar a trave da baliza portuguesa.

No entanto, um pouco contra a toada de jogo, num lance de contra-ataque rápido, seria Portugal a aumentar a vantagem, aos 84 minutos. Aldair foi mais lesto que a defesa adversária e, apesar dos esforços do guarda-redes Matej Delac, acabou por fazer o 2-0 com que se chegaria ao final da partida.

Portugal conseguiu assim um bom treino para a fase de qualificação para o Europeu de futebol de sub-21, a realizar em junho de 2015 na República Checa, onde irá competir no grupo 8 juntamente com as seleções de Israel, Noruega, Macedónia e Azerbaijão.

RECORDE TODAS AS INCIDÊNCIAS NO ENCONTRO

Jogo no Estádio Municipal de Rio Maior.
Portugal - Croácia, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, João Carlos, 02 minutos.
2-0, Aldair, 84.

Equipas:
- Portugal: Daniel Fernandes (Luís Ribeiro, 46), Amorim, Josué, Paulo Oliveira, Luís Martins, William (Tiago Rodrigues, 46), Rafa (Lucas João, 65), João Carlos (Leandro, 83), Tó Mané (Aldair, 46), Luís Silva e Fábio Martins (Ruben Pinto).
(Suplentes: Luís Ribeiro, David Bruno, André Teixeira, Daniel Martins, Ruben Pinto, Tiago Rodrigues, Aldair, Diogo Coelho, Leandro, Lucas João e João Pinho).
Treinador: Rui Jorge.
- Croácia: Matej Delac, Sime Vrsaljko (Dario Zuparic, 78), Karlo Brucic (Mato Milos, 75), Niko Datkovic (Matej Mitrovic, 85), Igor Bubnjic, Filip Mrzijak, Mario Situm (Antonini Culina, 30), Marcelo Brozovic, Marko Livaja, Mijo Caktas (Hrvoje Milicevic, 65) e Mislav Orsic (Luka Begonja, 65).
(Suplentes: Simon Sluga, Mato Milos, Dario Zuparic, Matej Mitrovic, Hrvoje Milicevic, Luka Begonja e Antonini Culina).
Treinador: Niko Kovac.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcelo Brozovic (89).
Assistência: cerca de 1.200 espetadores.