Kulkov é um dos jogadores russos de que os portugueses têm memória da década de 90. A sua história em Portugal ficou marcada pelo seu futebol, mas também muito por ter aceitado transferir-se do Benfica para o FC Porto em 1994, juntamente com o seu compatriota Yuran.

Perto de vinte anos se passaram. Hoje Kulkov é treinador dos juniores do Spartak de Moscovo e em conversa com o SAPO Desporto prontificou-se, num português enferrujado, esquecido pelo tempo, a fazer a antevisão do decisivo jogo entre Portugal e Rússia.

O antigo defesa é claro: classifica uma seleção como favorita e outra como vencedora do encontro.

«É um jogo muito difícil e muito importante para as duas seleções. Toda a gente diz que Portugal é favorito. Talvez o seja, até porque no Estádio do Benfica, a seleção terá um grande apoio dos adeptos. Mas eu acredito que a Rússia vai lutar e vai ganhar», analisou.

De Portugal recorda os «os bons tempos que viveu» e os títulos que conquistou entre Benfica e FC Porto.

«Fui campeão pelos dois clubes (1993/94 e 1994/95), ganhei a Taça de Portugal (19992/93) e ainda a Supertaça (1994). Foi um tempo muito bom», lembrou.

Kulkov deixou também «muitos amigos» e promete «viajar, em breve para matar saudades» daquela a que chama «a sua segunda casa».

O jogo Portugal – Rússia está agendado para as 20h45 desta sexta-feira.