Na próxima sexta-feira, Portugal e Rússia disputam no Estádio da Luz três preciosos pontos para a qualificação do Campeonato do Mundo no Brasil. A equipa da Rússia lidera isolada o grupo F com quatro vitórias em quatro jogos, enquanto Portugal continua a lutar por uma presença no maior palco do futebol mundial em 2014.

Se no caminho para o Mundial 2014, a Rússia, com uma equipa constituída somente por jogadores a atuar no campeonato russo, tem dado as cartas, Portugal tem somado desaires consecutivos com uma equipa constituída principalmente por atletas a jogar no estrangeiro.

No entanto, a história do futebol português a nível de títulos conquistados na Europa está muito à frente do recente crescimento do futebol russo. As contas são simples e, a nível de troféus conquistados nas provas europeias, Portugal “dá” 8 a 4 à Rússia.

Se na década sessenta, a mítica equipa da USSR conquistou a primeira edição de um campeonato da Europa, o Benfica trouxe para Portugal duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas e o Sporting uma Taça das Taças, prova que mais nenhum clube português viria a conquistar. Na década de oitenta, o FC Porto enriqueceu ainda mais o palmarés de Portugal com uma Taça dos Campeões Europeus e uma Supertaça Europeia, para além de uma Taça Intercontinental (que não conta para provas da UEFA).

Já num passado recente, a conquista do FC Porto da Taça UEFA, em 2003, da Liga dos Campeões, em 2004, e da Liga Europa, em 2011, ampliou o palmarés luso para oito troféus europeus. Do lado dos clubes russos, a vitória do CSKA sobre o Sporting, na final da Taça UEFA em 2005, permitiu à Rússia a conquista do seu primeiro troféu europeu a nível de clubes. O crescimento do futebol russo tem sido patente nos últimos anos com o Zenit a conquistar uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia. Contas feitas: oito troféus para Portugal, quatro para a Rússia (contando a vitória da USSR em 1960).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.