A seleção portuguesa de futebol de sub-19 aproveitou da melhor forma o "fator casa" para se qualificar para o Europeu de 2013, cuja 12.ª edição se realiza na Lituânia, entre sábado e 01 de agosto.

O conjunto luso, que está inserido no Grupo A, juntamente com a bicampeã Espanha, a Holanda e a seleção anfitriã, beneficiou de um apuramento "caseiro", tendo disputado os seis jogos da qualificação em solo nacional.

Portugal começou por ultrapassar o Grupo 6 da fase de qualificação, terminando no segundo lugar, mas com os mesmo pontos da líder França, antes de fazer o pleno de triunfos no Grupo 3 da Ronda de Elite, que lhe valeram o "passaporte" para a Lituânia.

O extremo Bruma, autor de sete golos, que lhe valeram o “título de melhor marcador desta fase juntamente com o croata Kis, emergiu como figura de proa neste apuramento, mas acabou por ficar fora dos 18 eleitos para o Europeu, depois de Federação Portuguesa de Futebol e Sporting terem acordado a dispensa do jovem, em virtude dos muitos minutos de jogo que teve esta época.

Os dois triunfos sobre Letónia (2-0), no Luso, e Israel (5-0), em Águeda, os jovens lusos, orientados pelo antigo internacional português Emílio Peixe, asseguraram, desde logo, um lugar na fase seguinte, antes de fecharem o Grupo 6 com um empate frente à França (2-2), em Taveiro.

À semelhança do que sucedeu na fase de qualificação, a seleção nacional viria a disputar a Ronda de Elite em casa, mas desta feita com um pleno de vitórias no Grupo 3, do qual faziam ainda parte Dinamarca, República Checa e Bulgária.

A última fase antes do Europeu, disputada em Matosinhos e Barcelos, começou logo com uma goleada sobre os búlgaros (7-0), seguindo-se nova vitória concludente, frente aos checos (4-1), antes do decisivo embate com os dinamarqueses.

As duas formações partiam para a última ronda empatadas no grupo, mas uma grande penalidade convertida por Bruma, a dois minutos do fim, garantiu não só o triunfo (1-0), como o primeiro lugar da “poule” e respetivo apuramento para o Europeu de sub-19.

Para as duas fases de qualificação, o treinador Emílio Peixe convocou 24 jogadores, com Tomás Podstawski, médio do FC Porto, a ser o único totalista (540 minutos), à frente dos avançados Bruma e Carlos Mané, também eles utilizados nos seis encontros.

O guarda-redes Bruno Varela e os defesas João Cancelo, Tobias Figueiredo, Leandro Silva e Fábio Cardoso surgem logo a seguir, com cinco participações.

No que aos golos diz respeito, Bruma destacou-se dos restantes, com sete tentos apontados, seguido de longe por Marcos Lopes e Gonçalo Paciência, ambos com três.

A seleção nacional estreia-se este sábado no Europeu, diante da Espanha, antes dos embates com Holanda e Lituânia, marcados para 23 e 26 de julho, respetivamente. Os dois primeiros classificados apuram-se para as meias-finais da prova.