A seleção de futebol de Portugal estreia-se hoje no Grupo A do Campeonato da Europa de sub-19, frente à bicampeã Espanha, em Marijampole, na Lituânia, onde a competição decorre até 1 de agosto.

Com o objetivo anunciado de chegar às meias-finais da prova, o combinado comandado por Emílio Peixe disputará a sexta fase final de um Europeu, depois de um trajeto quase prefeito na fase de qualificação e na Ronda de Elite, em que alcançou cinco vitórias e um empate nos seis encontros disputados.

Depois do confronto com a Espanha, seguem-se os embates com Holanda, a 23 de julho, e com a Lituânia, a 26 de julho, com os dois primeiros classificados de cada grupo a passarem às meias-finais.

Destaca-se a ausência de Bruma, extremo do Sporting, uma das figuras preponderantes no trajeto dos sub-19 e que acabou por ficar fora dos 18 eleitos, em virtude dos muitos minutos de jogo que teve na época passada e de ter estado no Mundial de sub-20.

O programa da primeira jornada entende a partida de Portugal frente à Espanha, às 19h15 (hora do continente), em Marijampole, antecedido pelo Lituânia-Holanda (16h30), em Kaunas.