Portugal goleou a Holanda por 4-1, em jogo da segunda jornada do Grupo A do Europeu de Sub-19. Ricardo Horta, Leandro Silva e Alexandre Guedes (2) fizeram os tentos dos lusos. Vloet fez o golo dos holandeses.

Depois da derrota por 1-0 frente a Espanha na jornada inaugural, a formação portuguesa sabia que tinha de vencer a Holanda, se quisesse manter intactas as aspirações de uma passagem às meias-finais da prova, que decorre na Lituânia.

O selecionador Emílio Peixe fez alinhar Leandro Silva no meio-campo, fazendo recuar Edgar Ié para central, para o lugar de Rudinilson, que fez uma exibição pouco conseguida frente a Espanha.

Portugal entrou forte no jogo, com vontade de marcar cedo e, depois de Tomás Podstawski e Rafa ameaçaram o golo, Alexandre Guedes colocou os lusos em vantagem, num remate de cabeça na área, aos 32 minutos, após centro de Rafa.

Com o golo, a formação de Emílio Peixe recuou no terreno e permitiu o assédio da Laranja Mecânica à baliza de Bruno Varela, que esteve em bom plano, negando o golo holandês em diversas ocasiões. Ao intervalo, o golo de Guedes separava a duas equipas no marcador.

No segundo tempo, aumentou a pressão holandesa junto da baliza portuguesa mas sem sucesso. Destaque para as exibições da dupla de centrais formada por Tobias Figueiredo e Edgar Ié, (Vote no Homem do jogo) jovens do Sporting, e de João Cancelo na direita da defesa. Bruno Varela parecia uma muralha intransponível na baliza, negando o golo dos holandeses em várias ocasiões.

Portugal, que passou a jogar mais em contra-ataque, viria a fazer uma ponta final infernal, marcando três golos que acabaram com as aspirações holandesas. Primeiro foi Leandro Silva a aproveitar um erro do guarda-redes holandês para fazer o 2-0, num remate já dentro da área, com a bola ainda a bater no poste.

Já perto do final, mais três golos em quatro minutos. Aos 87 minutos, Ricardo Horta concluiu de cabeça um cruzamento de Rafa e fez o 3-0. Alexandre Guedes bisou aos 89 minutos, num remate de cabeça após novo cruzamento de Rafa. E a fechar, aos 91, a Holanda reduzou por Vloet, no melhor golo da tarde, num remate fortíssimo de fora da área que não deu hipóteses ao guarda-redes Bruno Varela. Era o 4-1 final para Portugal

Portugal volta a jogar no dia 26 de julho, sexta-feira, às 19h de Portugal, no Estádio Darius e Stasys Stad. Os dois primeiros classificados de cada grupo passam às meias-finais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.