O selecionador de Portugal de sub-19, Emílio Peixe, anteviu hoje «dificuldades» no jogo com a anfitriã Lituânia, garantindo que só a vitória interessa para carimbar a passagem às meias-finais do Europeu de futebol da categoria.

«Depois a exibição frente à Holanda [4-1] é complicado pedir mais com a Lituânia. A atitude vai ser a mesma, o comportamento o mesmo, só a vitória interessa neste jogo e vamos fazer tudo por tudo para a conseguir», garantiu Emílio Peixe, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Futebol.

O antigo campeão do mundo de sub-20, eleito o melhor jogador do torneio organizado em Portugal, em 1991, considera que poderá «haver mais dificuldades» com a Lituânia do que no ultimo jogo, adiantando que a equipa letã «criou muitas dificuldades à Holanda, que só ganhou [3-2] no ultimo minuto dos descontos, numa bola parada, e também à Espanha».

Emílio Peixe garante que a equipa nacional está «precavida para as dificuldades que vai encontrar», sublinhando que «está focada» e tem uma «ambição muito grande em deixar a sua marca».

«Tentaremos ser iguais a nós próprios, procurando, como sempre fazemos, ganhar o jogo. Será um jogo de intensidade muito alta, que será abordado de forma segura e consciente», frisou.

O selecionador considera que a Lituânia tem dois extremos muito rápidos, que fazem a diferença na equipa, que «tecnicamente não é muito evoluída», jogando em transição, de forma «combativa, agressiva e organizada».

Em caso de vitória e qualificação para as meias-finais, Emílio Peixe revela não ter preferências em termos de adversários, garantindo que agora está focado apenas no jogo com a Lituânia.

«Espero da nossa equipa aquilo que nos habituaram ao longo de quatro anos, mas sei que a Lituânia claramente aspira a uma possibilidade de também passar à meia-final. Creio que vão abordar o jogo com o sentido de criar uma surpresa, mas vamos estar precavidos para isso e trabalhar nesse sentido», sublinhou.

A seleção nacional sub-19 soma três pontos, após duas jornadas no Europeu, e está a um triunfo de chegar às meias-finais da competição. O encontro com a Lituânia está marcado para sexta-feira.

O grupo de Portugal é liderado pela Espanha, com seis pontos, com a equipa das quinas no segundo lugar com três pontos, os mesmos que a Holanda. O outro grupo é liderado pela Sérvia com seis pontos, seguido da França com quatro, sendo que as duas equipas se defrontam igualmente sexta-feira.