A seleção portuguesa de futebol de sub-19 procura hoje assegurar a qualificação para as meias-finais do Campeonato da Europa da categoria, frente à anfitriã Lituânia, na terceira e última jornada do Grupo A.

A equipa das “quinas”, comandada por Emílio Peixe, perdeu na estreia frente à bicampeã Espanha, por 1-0, e goleou a Holanda no segundo jogo, por 4-1, e está em boa posição para se qualificar pela segunda vez na história para as “meias” da competição.

Após duas jornadas, o Grupo A é liderado pela Espanha, com seis pontos, seguido de Portugal e Holanda, com três cada, enquanto a Lituânia ocupa o quarto e último posto, sem qualquer ponto conquistado.

Caso vença a seleção lituana, que soma duas derrotas na competição, Portugal garante um lugar entre os quatro primeiros classificados do torneio continental, podendo ainda avançar na competição em caso de empate, desde que a Holanda não vença a Espanha, e mesmo em caso de derrota, dependendo dos números do seu desaire.

O jogo entre Portugal e Lituânia vai ser disputado em Kaunas, às 21h00 locais (19:00 em Lisboa).

Nas cinco anteriores participações, a seleção lusa apenas passou a primeira fase em 2003, quando perdeu a final do Europeu frente à Itália.