O treinador da seleção portuguesa de sub-19, Emílio Peixe, disse hoje que sente que os seus jogadores querem deixar uma marca e garantir a presença na final do Europeu de futebol da categoria.

«Sinto que os jogadores querem muito deixar a sua marca. Sinto que atingimos a meia-final com muito esforço, muito empenho. O futebol dos nossos jogadores foi elogiado. Eles sentem que é uma oportunidade única disputar uma final de um campeonato da Europa. Sabem que para isso temos de ultrapassar a difícil equipa da Sérvia, mas também que poderá não haver outra oportunidade», referiu.

Na antevisão à partida de segunda-feira, o antigo médio disse que a confiança da equipa «está em alta, mas a responsabilidade também aumentou».

«Sabemos que temos vindo a melhorar enquanto equipa, sabemos que vamos encontrar um adversário muito forte, com jogadores muito altos, muito fortes no jogo aéreo, muito fortes nos duelos. Mas estamos preocupados fundamentalmente em continuar a impor a nossa identidade e as nossas ideias para honrar o nome de Portugal», garantiu.

Para o treinador, os jogadores da seleção portuguesa podem ser melhores «no nosso processo defensivo, sendo mais rigorosos», prometendo um «futebol alegre, dinâmico, objetivo».

«A grande atitude competitiva e a ambição de seguir o nosso sonho [vai sobrepor-se à ansiedade]. Queremos ir à final do Campeonato da Europa. Vai ser difícil, mas estamos conscientes de que isso irá acontecer», afirmou.

No banco da Sérvia vai estar Drulovic, antigo jogador de FC Porto e Benfica, mas Peixe considera que o conhecimento da equipa adversária é igual para os treinadores, afiançando

«[Favoritismo de Portugal] É simpatia da parte dele. O Drulovic é muito simpático, é amigo. Sei que os sérvios são jogadores tecnicamente muito evoluídos. Quando viemos, não viemos como favoritos. Já a Sérvia, tendo ficado em primeiro lugar do Grupo, vencendo a Turquia e a Geórgia e empatando com a França, obviamente é uma equipa muito difícil. Mas queremos fazer deste mais um jogo das nossas vidas e continuar a seguir o nosso sonho», disse.

Bruno Varela: «Queremos fazer história»

A atravessar «o momento mais alto da carreira», o guarda-redes Bruno Varela disse que a ambição é maior do que a ansiedade na véspera do encontro com a Sérvia.

«Estamos motivados. Fizemos três excelentes jogos, apesar de perdermos o primeiro. Entrámos ansiosos com a Espanha, mas a ansiedade ficou aí, nesses primeiros minutos. Agora já não há ansiedade. Há grande motivação. O nosso objetivo foi conseguido, que era chegar às meias-finais, e agora queremos mais», afirmou.

Considerando que Portugal tem «uma equipa boa, forte, unida», Bruno Varela disse que os jogadores lusos sabiam que podiam «chegar longe» no Europeu da Lituânia.

«Queremos fazer história. É para isso que estamos aqui», disse.

Portugal defronta a Sérvia na segunda-feira, às 14h30, em Alytus, numa partida que será arbitrada pelo inglês Michael Oliver.