O guarda-redes da seleção portuguesa de futebol de sub-19 Bruno Varela afirmou hoje que a chegada às meias-finais do Europeu da categoria foi a melhor coisa que podia ter acontecido à equipa das “quinas”.

«É uma grande motivação participar nesta competição. Chegar às fases finais no futebol jovem é um grande feito e jogar aqui é fantástico. É a melhor coisa que nos pode acontecer a nós, futebolistas», referiu Bruno Varela, em declarações ao sítio da UEFA na Internet.

A seleção lusa, comandada por Emílio Peixe, disputa hoje o acesso à final do Europeu, que decorre na Lituânia, frente à Sérvia, orientada por Ljubinko Drulovic, a partir das 14h30 (hora de Lisboa), em Alytus, sob arbitragem do inglês Michael Oliver.

Na mesma entrevista ao organismo que rege o futebol europeu, Varela destacou a «equipa muito unida» de Portugal.

A seleção lusa está entre as quatro melhores seleções do escalão pela segunda vez na história, em cinco participações, repetindo o feito de 2003, quando Portugal perdeu a final do Europeu frente à Itália.

A Sérvia obteve dois triunfos e um empate no Grupo B, vencendo o agrupamento à frente da favorita França, enquanto a equipa lusa foi segundo posicionada na “poule” B, atrás da Espanha, com a qual perdeu por 1-0, antes de se impor à Holanda (4-1) e à anfitriã Lituânia (4-2).

Na outra meia-final defrontam-se, também hoje, a Espanha e a França, em Kaunas.