O selecionador português de futebol de sub-21 considerou hoje que a situação de Bruma, em conflito com o Sporting e ausente da convocatória de hoje para o particular frente à Suíça, prejudica a seleção, o clube e o jogador.

«Em condições normais - o Bruma foi sempre escolha - seria um jogador a equacionar, ainda mais atendendo à sua prestação no Mundial», considerou Rui Jorge na conferência de imprensa, que serviu para apresentar a convocatória para o jogo de 14 de agosto, no Estádio do Bonfim, em Setúbal.

Questionado pelos jornalistas, o selecionador dos sub-21 escusou-se a deixar conselhos ao jogador, mas sublinhou que o seu diferendo com o Sporting prejudica inclusivamente a seleção, que deixa de poder contar com o extremo.

«É uma situação que penaliza o jogador, o clube e a seleção nacional. As três partes saem prejudicadas», considerou o treinador.

Quanto à convocatória dos sub-21, são 11 as estreias absolutas na categoria. Ainda assim, Rui Jorge recusa falar em renovação.

«Não é. De forma nenhuma. Trata-se apenas de poder contar com uma nova geração, que tinha estado indisponível até agora por causa do Mundial [Sub-20]», considerou Rui Jorge.

Lista dos 22 convocados:

- Guarda-redes: Daniel Fernandes (Osnabruck/Ale), José Sá (Marítimo/Por), Luis Ribeiro (Sporting/Por).

- Defesas: Josué (Vitória de Guimarães), João Amorim (Vitória de Guimarães), Luis Martins (Gil Vicente), Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães), Raphael Ribeiro (Lorient/Fra), Tiago Ferreira (FC Porto).

- Médios: André Gomes (Benfica), Tó Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Luis Gustavo (Rio Ave), Rafael Silva (Sporting Braga), Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira), Tiago Silva (Belenenses), William (Sporting).

- Avançados: Aladje (Sassuolo/Ita), Betinho (Sporting), Ivan Cavaleiro (Benfica), Ricardo Pereira (FC Porto), Ricardo Esgaio (Sporting).