Cristiano Ronaldo foi hoje o grande ausente do primeiro treino da seleção portuguesa de futebol com vista ao jogo particular com a Holanda, para desilusão dos cerca de 300 adeptos que se deslocaram ao Estádio Nacional.

O avançado foi autorizado a apresentar-se após a sessão, a única aberta ao público até ao jogo de quarta-feira, no Estádio Algarve, tal como os colegas do Real Madrid Pepe e Fábio Coentrão e o defesa Bruno Alves, que alinha nos russos do Zenit de São Petersburgo.

O avançado Josué, que vai integrar pela primeira vez o lote de convocados da seleção portuguesa, depois de ter sido chamado à última hora para substituir Varela, lesionado na coxa esquerda, é aguardado ainda hoje no hotel onde está instalada a comitiva lusa, em Oeiras.

Paulo Bento orientou um treino que teve a duração de 1:30 horas no Estádio Nacional, em Oeiras, com apenas 18 dos 23 convocados, mas não serão as ausências de Cristiano Ronaldo e os restantes retardatários que mais devem preocupar o selecionador português.

O treinador viu-se obrigado a ultrapassar cinco "baixas" em relação à convocatória inicial: além de Josué, também André Martins, Pizzi, Paulo Machado e Bruno Gama substituíram os lesionados Raul Meireles, Nani, João Moutinho e Vieirinha.

Mesmo sem Cristiano Ronaldo para abrilhantar a tarde, o apronto teve um sabor especial para Bruno Gama, que, tal como acontecerá na terça-feira com Josué, trabalhou pela primeira vez com a camisola da "equipa das quinas", tendo inclusive marcado o único golo da curta "peladinha" que encerrou a sessão.

A seleção portuguesa volta a treinar na terça-feira, de novo no Estádio Nacional, mas à porta fechada, a partir das 09h30, em princípio, já com os 23 futebolistas à disposição de Paulo Bento.

O confronto com a Holanda é o único jogo de preparação com vista ao embate na Irlanda do Norte, a 6 de setembro, em Belfast, que antecede os dois últimos encontros do grupo F europeu de qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo de 2014, com Israel e Luxemburgo, a 11 e 15 de outubro, respetivamente.

Portugal lidera o agrupamento, com mais dois pontos do que a Rússia, mas também mais dois jogos realizados, enquanto Israel ocupa a terceira posição, com menos três pontos do que Portugal e menos uma partida disputada.