Iván Cavaleiro apontou hoje um "hat-trick" no triunfo da seleção portuguesa de sub-21 sobre a Suíça (5-2), no último jogo de preparação antes do arranque da qualificação para o Euro2015 de futebol.
O extremo do Benfica "faturou" aos 39, 48 e 73 minutos, sendo que, pelo meio, João Mário, aos 61, ampliou a vantagem e Lucas João, aos 83, fechou o "placar" diante dos suíços, que marcaram por intermédio de Buff (19) e Drmic (63).
Contudo, o conjunto orientado por Rui Jorge acabou por criar problemas a si próprio no primeiro tempo, aliando a permeabilidade defensiva à falta de dinâmica e mobilidade dos homens da frente, além de permitir que os helvéticos se soltassem muitas vezes no contra-ataque, dada a falta de agressividade na recuperação de bola.
A primeira grande ocasião de perigo até surgiu por intermédio de Sérgio Oliveira, que não teve a "arte" necessária para bater o guardião visitante, mas, depois de um aviso prévio de Widmer, o médio Buff inaugurou mesmo o marcador, surgindo isolado nas costas da defensiva lusa.
Com um trio de meio-campo com caraterísticas muito idênticas, Portugal esteve, durante largos minutos, órfão de um "acelerador" de jogo, que criasse desequilíbrios, pelo que a Suíça estaria próxima de dilatar a vantagem, não fosse a intervenção decisiva de Daniel Fernandes, perante a ameaça de Ben Khalifa.
Contudo, à entrada para os últimos 10 minutos do primeiro tempo, a equipa das "quinas" melhorou de forma tremenda, nomeadamente quando Rafa, um dos melhores elementos nesta tarde, começou a pisar terrenos mais centrais.
Seria precisamente o extremo do Sporting da Braga a iniciar a jogada que proporcionou que Iván Cavaleiro igualasse a contenda, antes dele próprio estar muito perto de levar Portugal em vantagem para o intervalo.
De resto, logo após o descanso, o mesmo Rafa viu Brecher desviar para a barra uma bola de golo, mas, no minuto seguinte, Iván Cavaleiro bisava na partida e consumava a reviravolta, numa jogada tirada a "papel químico" do primeiro golo luso.
Entretanto, Rui Jorge aproveitou para ir lançando novos elementos na partida, caso do médio sportinguista João Mário, que, dois minutos depois de ser lançado, ampliou a vantagem, sendo que, na resposta, os suíços viriam a reduzir, através de Drmic.
Contudo, Iván Cavaleiro deixou claro que esta era a sua tarde e concluiu o seu "hat-trick", à entrada para o último quarto de hora, antes de Lucas João fechar as contas do marcador, justificando, da melhor forma, a aposta de Rui Jorge.
Os sub-21 lusos iniciam a qualificação para o Campeonato da Europa no dia 05 de setembro, em Barcelos, frente à Noruega, seguindo-se a dupla jornada com Israel e Azerbaijão, a 10 e 15 de outubro, respetivamente.