O selecionador português de futebol de sub-21, Rui Jorge, destacou hoje a importância de iniciar a fase de qualificação para o Euro2015 com uma vitória sobre a "consistente" Noruega, na quinta-feira, em Barcelos.

«É importante começar a ganhar, como será importante ganhar sempre. Este é o próximo jogo e por isso é aquele que estamos empenhados em ganhar», afirmou Rui Jorge, em conferência de imprensa de antevisão do encontro.

O técnico considerou a Noruega «uma equipa consistente, que tem um bom ponta de lança e fez uma excelente campanha no último Europeu, em que foi semifinalista», e lembrou que cinco dos jogadores que compunham esse seleção estão presentes no Minho.

Portugal está incluído no Grupo 8, juntamente com Noruega, Macedónia, Azerbaijão e Israel, um conjunto que Rui Jorge considera «normal».

«Não fosse a prestação da Noruega no Europeu do ano passado, poderíamos até considerar um grupo bastante acessível. Mas as coisas não podem ser vistas por esse prisma. Todos vão ter a sua oportunidade e nós só teremos de estar fortes e provar dentro do campo o nosso valor», sublinhou.

O técnico salientou ainda que esta geração possui «um grupo de jogadores bastante forte, não só os 23 convocados, mas também alguns que ficaram fora por opção», e deixou uma promessa: «O grupo abordará este e todos os outros jogos da melhor forma possível para conseguirmos a vitória, pois só elas nos garantem o apuramento».

Relativamente a Bruma, transferido do Sporting para o Galatasaray, da Turquia, Rui Jorge disse contar com o extremo, que não tem sido chamado à seleção devido ao diferendo com os "leões". O litígio, forçado pelo jogador e pelos seus representantes, atrasou a sua preparação e impediu-o de começar a competir.

«Bruma faz parte desta geração de jogadores e, na maioria das vezes, foi até titular desta equipa. Logicamente, será um elemento que entrará nas nossas contas a partir do momento em que seja possível e ele volte a exibir o mesmo nível que demonstrou num passado recente», frisou o técnico

As seleções sub-21 de Portugal e da Noruega defrontam-se na quinta-feira, pelas 21:15, no Estádio Cidade de Barcelos, no primeiro jogo da fase de apuramento para o Euro2015.