O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, garantiu hoje que a equipa vai entrar «para vencer» e demonstrando «caráter» frente à Polónia, na terça-feira, mesmo sendo um jogo particular de futebol.

«Temos a intenção de vencer e a intenção de demonstrar vontade e caráter. Portanto, este jogo não vai fugir a essa nossa regra, vamos encará-lo exatamente mesma forma, preparámo-lo com o mesmo cuidado como se de um jogo oficial se tratasse», afirmou o selecionador, em conferência de imprensa realizada no centro de estágios de Melgaço.

O jogo particular de terça-feira contra a seleção da Polónia realiza-se naquela vila minhota e Rui Jorge admite que a equipa portuguesa será diferente da que goleou a congénere norueguesa, na sexta-feira, por 5-1, no arranque do apuramento para o Europeu de sub-21 de futebol.

«Será uma oportunidade para ver outros jogadores, que na maioria estão perfeitamente identificados com aquilo que pretendemos», garantiu.

Apesar da estreia positiva na fase de apuramento para a próxima competição internacional, Rui Jorge rejeita qualquer tese de favoritismo da equipa portuguesa, garantindo antes que os jogos serão preparados com base «nas observações» de cada adversário.

«Não valoriza minimamente isso de ser favorito ou não. As equipas mudam muito de geração para geração», apontou.

Rui Jorge sublinhou ainda a importância da afirmação de vários jovens jogadores nos plantéis principais dos respetivos clubes, algo que está a acontecer nesta fase da época.

«Logicamente que a experiência de jogarem com jogadores com a qualidade contra os quais eles têm jogado, nos plantéis em que eles estão inseridos, traz uma maturidade, uma intensidade diferente, estando eles a jogar. Poderemos retirar partido disso», rematou.

O próximo encontro oficial da seleção portuguesa está marcado para 10 de outubro, na receção a Israel, cinco dias antes da visita ao Azerbaijão.

Já Cosme Machado, árbitro da Associação de Futebol de Braga, vai dirigir o encontro entre Portugal e Polónia, em Melgaço, sendo auxiliado por Paulo Vieira e Nuno Manso.