Para Cédric, um ano mais novo (22), a chamada à representação principal de Portugal foi igualmente fruto do trabalho diário realizado no Sporting e a possível estreia pela equipa lusa assumiria um caráter ainda mais especial, porque o encontro vai realizar-se no Estádio José de Alvalade.

«É um orgulho imenso estar na seleção e fazer parte do lote da elite portuguesa. É claramente um sonho que tinha desde pequeno e que todos os jovens portugueses devem ter e, hoje, é com todo o orgulho que estou a concretizá-lo», observou o defesa, à chegada à concentração da equipa nacional, em Óbidos, com vista à dupla jornada da fase de qualificação, com Israel e Luxemburgo.

Cédric manifestou-se «preparado para ser titular», desvalorizando as ausências no setor defensivo, que ficou privado à última hora do central Bruno Alves, substituído por Sereno.

«O grupo é bastante completo e há bastante qualidade. Por isto, de certeza que existirão alternativas», considerou Cédric, antecipando «um bom duelo» com André Almeida pela preferência de Paulo Bento, que foi tema de conversa durante ao percurso de Lisboa para Óbidos, pois os dois jogadores viajaram juntos.

Para o Cédric a chamada foi «tão importante como seria em qualquer outra altura», mas como advertiu o defesa benfiquista, assume maior relevância por se tratar de uma fase decisiva da qualificação, com dois jogos que fecham a participação de Portugal no grupo F europeu de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.

Portugal ocupa a segunda posição do agrupamento, com menos um ponto do que a Rússia, e está dependente de um deslize da líder nos confrontos com o Luxemburgo e o Azerbaijão para poder vencer a "poule" e assegurar o apuramento direto, mas, para já, necessita de confirmar na partida de sexta-feira o segundo posto e a consequente presença nos "play-offs" de acesso à fase final.

«Vamos trabalhar para ganhar os nossos jogos, com Israel e o Luxemburgo. Esse é o principal objetivo e depois as contas são feitas no final», sustentou o defesa sportinguista, que não escondeu o desejo de estar presente na fase final do Campeonato do Mundo, que se vai realizar no Brasil.

A seleção portuguesa tem o primeiro treino marcado para hoje, às 17h00, à porta fechada, ao qual faltarão, pelo menos, Fábio Coentrão, Hélder Postiga (ambos suspensos para o jogo com Israel, mas com possibilidade de defrontarem o Luxemburgo), Beto e Ricardo Costa, todos autorizados a chegar mais tarde.

Portugal defronta Israel na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo com início às 20h45 e arbitragem do norueguês Tom Harald Hagen, fechando a participação no grupo F europeu de qualificação frente ao Luxemburgo, na terça-feira seguinte, no Estádio Cidade de Coimbra, em encontro marcado para as 18h00 e que será dirigido pelo árbitro turco Bülent Yildirim.