Os jogadores convocados por Paulo Bento para os decisivos compromissos do grupo F da fase de apuramento para o Mundial de futebol, frente a Israel e Luxemburgo, concentram-se hoje numa unidade hoteleira de Lisboa.

Com dois jogos para terminar esta fase, Portugal está muito próximo de assegurar o segundo lugar, que dá acesso ao "play-off", e pode ainda aspirar ao primeiro, mas, para isso, terá de esperar por um pouco provável deslize da Rússia.

Na lista de 25 jogadores, realce para as estreias absolutas dos defesas Cedric e Hugo Almeida, enquanto Paulo Bento promoveu ainda os regressos do guarda-redes Anthony Lopes e dos avançados Nélson Oliveira, Silvestre Varela e Éder.

A lista é composta por 25 jogadores, em vez dos habituais 23, porque o lateral esquerdo Fábio Coentrão e o avançado Hélder Postiga não podem disputar o primeiro jogo, devido a castigo.

Após oito de 10 encontros no Grupo F europeu de apuramento para o Mundial de 2014, a formação das “quinas” segue no segundo lugar, com 17 pontos, menos um do que a líder Rússia e mais cinco em relação a Israel, terceiro classificado.

Portugal defronta Israel a 11 de outubro, pelas 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem do norueguês Tom Hagen, e, quatro dias depois, joga com o Luxemburgo, pelas 18:00, em Coimbra, com o turco Bülent Yildirim a ajuizar.

Caso derrota os israelitas, a equipa comandada por Paulo Bento garante o segundo posto e um lugar no “play-off”, sendo que, com triunfos nos dois jogos, pode ainda "selar" o apuramento direto, desde que a Rússia não vença um dos dois jogos (no Luxemburgo, a 11 de outubro, e no Azerbaijão, a 15).