A seleção portuguesa de futebol, desfalcada de vários habituais titulares, recebe hoje a congénere de Israel, na expectativa de segurar o segundo lugar do grupo F europeu de qualificação para o Mundial2014 e, eventualmente, um lugar no “play-off”.

Portugal ocupa a segunda posição, com menos um ponto do que a Rússia, e está dependente de um deslize da líder nas deslocações ao Luxemburgo e ao Azerbaijão para poder vencer o grupo e assegurar o apuramento direto, mas, em primeiro lugar, necessita de confirmar o atual segundo posto, que muito provavelmente valerá um “bilhete” para a fase a eliminar.

O empate no jogo marcado para o estádio José Alvalade, em Lisboa, é suficiente para garantir que a equipa lusa terminará, na pior das hipóteses, no segundo lugar, mas mesmo o triunfo sobre Israel pode não valer desde logo a presença no “play-off”, em função dos resultados dos outros jogos do dia, ainda que esse cenário seja muito improvável.

O selecionador Paulo Bento terá de fazer seis alterações em relação ao último encontro oficial, a vitória por 4-2 na Irlanda do Norte, em função das ausências de Fábio Coentrão e Hélder Postiga, suspensos por um jogo, e de João Pereira, Bruno Alves, Vieirinha e Raul Meireles, todos lesionados.

Na conferência de imprensa realizada na quinta-feira, o treinador anunciou que Antunes será o lateral esquerdo e que dos estreantes Cédric e André Almeida sairá o substituto de João Pereira no lado direito da defesa, o setor mais afetado pela ausências de habituais titulares, mas não revelou se Luís Neto será o substituto do “central” Bruno Alves, ao lado do titularíssimo Pepe.

Com Rui Patrício indiscutível na baliza, a maior dúvida prende-se com o jogador que vai ocupar o lugar deixado vago pela saída de Raul Meireles, ao lado dos habituais médios Miguel Veloso e João Moutinho, enquanto Nani e Hugo Almeida devem ser os escolhidos para substituírem Vieirinha e Hélder Postiga numa frente de ataque liderada pelo “capitão” Cristiano Ronaldo.

Portugal defronta Israel na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo com início às 20:45 horas e arbitragem do norueguês Tom Harald Hagen, fechando a participação no grupo F europeu de qualificação frente ao Luxemburgo, na terça-feira seguinte, no Estádio Cidade de Coimbra, em encontro marcado para as 18:00 e que será dirigido pelo árbitro turco Bülent Yildirim.