A FIFA anunciou, esta quinta-feira, a nova atualização da tabela classificativa das seleções de futebol e Portugal caiu três posições, ocupando agora a 14.ª posição.
Desta forma, e caso se qualifique para o Mundial 2014 no Brasil, Portugal não será cabeça de série. Os oito países cabeças de série serão o Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e o Uruguai, este último terá de vencer ainda o jogo que tem de realizar com a Jordânia para a confirmação do estatuto,
A FIFA coloca Portugal no 14.º lugar da classificação, com 1.036 pontos, a 102 pontos de distância do sétimo posicionado, a Suíça (1.138), a última seleção com estatuto de pré-designada, pois o Brasil (11.º, com 1.078) entra diretamente no "pote 1" na qualidade de país anfitrião.
A Grécia, que também estará no "play-off" está na 15.ª posição.
O sorteio de dezembro terá por base o “ranking” de outubro de 2013 (a divulgar hoje) e não o do mês seguinte.
Para já Portugal terá de disputar o “playoff” da zona europeia de qualificação para o mundial do Brasil’2014, depois de ter terminado no segundo lugar do grupo F, atrás da Rússia.
A seleção das quinas terá como adversário a França, Suécia, Roménia ou Islândia, no sorteio do início da próxima semana.