Fernando Gomes confirmou que a Federação Portuguesa de Futebol  enviou uma carta a Joseph Blatter, presidente da FIFA, a solicitar que esclareça as declarações feitas relativamente a Cristiano Ronaldo.

«Hoje mesmo tivemos o cuidado de enviar para o sr. presidente da FIFA uma carta em que lhe solicitamos que nos transmita qual é a verdadeira intenção das suas palavras, porque em nenhuma circunstância podemos compreender que o presidente da FIFA possa tecer tais comentários a respeito de uma pessoa que deu, dá e continuará a dar muito ao futebol português e ao futebol mundial», disse Fernando Gomes ao site da FPF, acrescentando que lamenta o sucedido.

«Não posso, de nenhuma forma, concordar com o posicionamento da pessoa que lidera o futebol mundial, ao tecer comentários sobre a Seleção Nacional e sobre aquele que é um dos símbolos do futebol português. Além do mais, parecem-me desajustados e inapropriados os termos em que são feitos, em que demostra claramente uma falta de respeito, quer com Cristiano Ronaldo, quer com Portugal», disse.

«Em nenhuma circunstância se pode colocar em causa a qualidade que o Cristiano traz para o futebol mundial, com a sua paixão, com a sua forma de jogar, com aquilo que consegue atrair: milhares e milhares de jovens têm o gosto pelo futebol. Hoje, dia em que soubemos que Cristiano Ronaldo foi um dos nomeados para a Bola de Ouro, não nos parece apropriado, adequado, que o senhor presidente da FIFA possa tecer comentários, dizendo - ele próprio - qual é a sua preferência entre um jogador e outro. O 'outro', o nosso, o Cristiano Ronaldo, é uma pessoa de bem, é uma pessoa entusiasmada pelo futebol, que faz do futebol a sua vida, que leva o futebol a todos os cantos do Mundo», terminou.