O antigo internacional português Luís Figo considerou hoje não haver um favorito para a conquista da Bola de Ouro 2013 e antevê um embate «muito difícil» para Portugal no “play-off” de acesso ao Mundial, frente à Suécia.

«Haverá sempre discussão acerca da Bola de Ouro. Tive a felicidade e a honra de a ganhar, mas é muito subjetivo e não sei dizer quem é o favorito. Não sei qual será o peso dos títulos e é difícil dizer se será o Cristiano, o Messi ou o Ribéry, que ganhou tudo, a conquistá-la», disse Figo, durante a visita a uma Fundação que apoia crianças autistas na capital espanhola.

Questionado sobre as hipóteses de Cristiano Ronaldo voltar a ser eleito o melhor jogador do Mundo em 2013, Figo considerou que «pode ganhar sempre a Bola de Ouro pela sua qualidade e pelo rendimento que tem em todos os jogos».

Falando sobre o “play-off” de apuramento para o Mundial, Luís Figo disse confiar que Portugal esteja entre os finalistas: «Como português espero que vá ao Brasil, mas vai ser uma eliminatória difícil porque a Suécia é um adversário de qualidade. Além disso, nos últimos jogos, temos enfrentado problemas. Vai ser preciso sofrer, mas espero que cheguem ao Mundial».

Entretanto, Figo reafirmou o que tinha dito há dias, quando assegurou que a sua condição de suplente nos últimos tempos da sua passagem pelo Real Madrid se deveram a uma decisão do presidente do clube, Florentino Pérez.