Portugal alimenta a ilusão de ser campeão da Europa de futebol sub-19 em 2014 na Hungria, mas o selecionador Hélio Sousa recorda que o sonho exige que os lusos passem primeiro pelas duas fases de apuramento.
«Neste início de processo, todos ambicionamos chegar o mais longe possível, chegar a um título. Mas o caminho é longo e muito exigente», advertiu o técnico, em declarações à Lusa, assumindo a vontade de conquistar um título que falta ao futebol nacional.
A “equipa das quinas” inicia a primeira fase em casa com desafios frente a Luxemburgo (quinta-feira), São Marino (sábado) e Noruega (19 novembro), na região de Viseu, tendo de se classificar nos dois primeiros para chegar à Ronda de Elite, na qual só o primeiro de cada um dos sete grupos de quatro equipas consegue a qualificação para a fase final, com oito seleções, incluindo os organizadores.
«Sem passarmos estas duas fases, tudo não passa de um sonho, um objetivo ainda longínquo para o podemos alcançar, conquistar. Para isso, temos de estar presentes nessa fase final. Será um caminho exigente e queremos que os nossos jogadores sejam cada vez mais fortes e capazes neste processo formativo», diz.
Hélio Sousa assume o «favoritismo» nesta primeira fase e quer o primeiro lugar com o pleno de nove pontos: «Ficaríamos mais bem colocados no sorteio para a Ronda de Elite. Com um pouco de sorte, aí teríamos mais possibilidades de ter um grupo com outras potencialidades de apuramento».
«O jogo com a Noruega deve decidir o primeiro lugar, mas não vamos descurar e preparar-nos-emos da melhor maneira para os outros adversários. Teoricamente, Luxemburgo e São Marino não têm o mesmo potencial, mas há surpresas», avisou, vincando a intenção de «resolver os problemas da melhor forma possível para chegar ao último jogo com o máximo de condições para alcançar o primeiro lugar do grupo».
O selecionador recordou que nos últimos quatro apuramentos para o Europeu de sub-19 Portugal apenas falhou uma fase final, «o que revela a qualidade do trabalho que tem sido feito«.
No fim, Hélio Sousa confia em poder dar aos seus pupilos as bases suficientes para «serem capazes de, mais tarde, enfrentar da melhor maneira a aspiração às seleções sub-21 e AA».
Enquanto seleção com melhor “ranking” europeu, a Espanha (seis títulos nas 12 edições) está isenta da primeira fase, na qual participa a campeã europeia Sérvia.
Programa da primeira fase de qualificação:
 - Quinta-feira, 14 nov:
16:00 Noruega – São Marino, Estádio Municipal de Mangualde.
20:00 Portugal – Luxemburgo, Estádio João Cardoso, Tondela.
- Sábado, 16 nov:
16:00 Luxemburgo – Noruega, Parque Desportivo Sant’Ana, Penalva do Castelo.
18:00 Portugal – São Marino, Estádio Municipal do Fontelo, Viseu.
- Terça-feira, 19 nov:
17:00 Noruega – Portugal, Estádio Municipal do Fontelo, Viseu.
17:00 São Marino – Luxemburgo, Estádio João Cardoso, Tondela.