O ex-internacional de futebol Luís Figo recusou-se hoje a apontar seleções ideais para defrontarem Portugal no Mundial2014, defendendo que a equipa tem de entrar em todos os jogos «para vencer» e «respeitar os adversários».

«Temos as mesmas possibilidades que as outras seleções. Teoricamente, não serve de nada estarmos a falar de favoritos, o que importa é o que se faz dentro do campo», acentuou o ex-avançado do Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Sporting, à margem de um seminário em Lisboa.

Figo notou que, se a seleção portuguesa pretende chegar o mais longe possível no Mundial, tem de «assumir a importância» das partidas e estar preparada para enfrentar qualquer adversário.

O Bola de Ouro de 2000 e «melhor jogador do Mundo» eleito pela FIFA em 2001 recusou-se, por isso, a apontar equipas preferenciais para acompanharem Portugal na fase de grupos do Mundial do Brasil do próximo ano.

«Espero que Portugal ganhe o Mundial», acentuou o ex-internacional luso.

Luís Figo sustentou, por outro lado, que Cristiano Ronaldo «pode sempre ganhar a Bola de Ouro, porque é um dos melhores do Mundo e tem dado o melhor nos últimos anos».

O ex-internacional português congratulou-se com o facto de o seu clube de "nascença", o Sporting, de onde saiu para o Barcelona, estar atualmente na liderança a I Liga.

«Fico feliz que (o Sporting) possa conseguir o título o mais depressa possível», reconheceu.

Quanto ao seu percurso, Luís Figo recordou o «grande desafio» que representou deixar Portugal e ir jogar para o estrangeiro e a ajuda que teve de Guardiola, no Barcelona, e de Raul e Hierro, no Real Madrid.