O selecionador português de futebol, Paulo Bento, destacou hoje as seleções de Dinamarca e Sérvia como as principais adversárias de Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa de 2016, num Grupo I que rejeitou considerar acessível.
“Um grupo com dois adversários que teoricamente vão lutar com a nossa seleção, casos da Sérvia e da Dinamarca. Duas equipas difíceis, com a Sérvia, no apuramento para o Euro2008, empatámos os dois jogos, e com a Dinamarca só obtivemos uma vitória, na qualificação para o Mundial2010 e para o Euro2012”, afirmou Paulo Bento, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol na Internet.
O selecionador luso reagia ao sorteio da qualificação para o Euro2016, que decorreu hoje na cidade francesa de Nice e que ditou como adversários Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia, reconhecendo que “Portugal tem todas as possibilidades para se apurar”.
“Depois há dois adversários com os quais, teoricamente, teremos algum favoritismo, mas também revelámos algumas dificuldades nos últimos confrontos em ganhar a essas equipas. O caso mais recente foi com a Albânia, em que tivemos um empate em casa e uma vitória no último minuto fora, e com a Arménia, que também provocou dificuldades essencialmente nos jogos fora”, explicou o selecionador.
Em declarações à SportTV, Paulo Bento reiterou os objetivos de Portugal estar presente na fase final do Europeu.
“Portugal nunca teve desculpas para falhar, pelo menos comigo nunca teve. Vamos fazer o mesmo que na qualificação para o Mundial2014, para o qual queríamos qualificar-nos em primeiro e não conseguimos, agora os objetivos não mudam em nada”, frisou Paulo Bento.
Questionado sobre a maior possibilidade de qualificação, tendo em conta o apuramento direto dos dois primeiros classificados e do melhor terceiro, assim como a disputa dos “play-offs” pelos restantes terceiros classificados, o técnico receitou humildade para enfrentar este grupo.
“Agora há um ‘play-off’ para o terceiro lugar, mas há que lembrar que noutros anos havia apuramentos diretos para duas equipas, ficámos em terceiro e não fomos. Há que ter os pés assentes no chão e sermos humildes”, rematou o selecionador.
A equipa das “quinas”, uma das nove cabeças-de-série no sorteio, ficou integrada no único agrupamento com cinco equipas, pelo que vai disputar ainda dois jogos particulares com França, já qualificada para a fase final.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro qualificam-se diretamente para a fase final, a disputar entre 10 de junho e 10 de julho de 2016, enquanto os restantes oito terceiros vão disputar os “play-offs”, em novembro de 2015.