Ao longo dos seus 100 anos de história, a Federação Portuguesa de Futebol conheceu muitos momentos marcantes, sendo o mais alto a organização do Euro2004 e a presença da seleção nacional na final de uma grande competição internacional.
Foi a primeira vez que foi atribuída a Portugal a responsabilidade pela organização de uma prova da envergadura de um Europeu e que uma seleção nacional de seniores obteve o apuramento para a respetiva final.
A FPF ganhou a corrida à Federação espanhola e à candidatura conjunta da Áustria e da Hungria e o Europeu foi um sucesso reconhecido pela própria UEFA, quer em termos organizacionais quer em termos desportivos e sociais, para o que muito contribuiu a campanha feita pela seleção nacional, sob o comando técnico do brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Não obstante a tremenda deceção que sofreu com a derrota frente à Grécia, no Estádio da Luz, o povo português envolveu-se de forma apaixonada pela competição e pela carreira da seleção, num ambiente de mobilização e entusiasmo coletivos que transformou a prova num êxito.
Outro momento marcante da história da FPF foi a organização do Mundial Sub-20, em 1991, competição que Portugal conquistou pela segunda vez, graças a uma geração denominada de ouro, onde pontificavam Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, batendo na final a seleção do Brasil, perante mais de 120 mil espetadores que excederam a lotação do antigo Estádio da Luz.
Dois anos antes, Portugal alcançara pela primeira vez essa proeza, no Mundial de Sub-20 disputado na Arábia Saudita, sob o comando técnico do mesmo selecionador, Carlos Queiroz, cujo papel foi determinante para a criação de uma estrutura no futebol de formação no âmbito da FPF, que daria frutos e transformaria Portugal numa potência do futebol jovem no final dos anos 80 e durante a década de 90, com a conquista de títulos e vários lugares no pódio.
De destacar, ainda, as três presenças da seleção nacional sénior em meias-finais de campeonatos da Europa, em 1984 (França), 2000 (Holanda e Bélgica) e 2012 (Polónia e Ucrânia), o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta (EUA), o terceiro lugar no Mundial de 1966, em Inglaterra, que projetou Eusébio como um dos melhores futebolistas de “todos os tempos”, e o quarto lugar no Mundial de 2006, na Alemanha, além do terceiro lugar no Mundial de futsal em 2000, na Guatemala.
Desde a sua fundação, além do Mundial de Sub-20 de 1991, a FPF já acolheu e organizou a final da Taça dos Campeões europeus (1967), o Europeu de Sub-17 (2003), a final da Taça UEFA (2005), o Europeu de Sub-21 (2006) e o Europeu de Futsal (2007).
As sucessivas qualificações de Portugal para as fases finais de Campeonatos da Europa e do Mundo de seniores a partir de 2000 até hoje – quatro europeus e quatro mundiais, incluindo o do Brasil que se disputa no corrente ano – permitiram à FPF o encaixe de receitas substanciais que lhe asseguram atualmente uma situação financeira equilibrada e saudável.
No ano comemorativo do centenário da FPF, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica vai ser palco da final da Liga dos Campeões Europeus, a 24 de maio próximo.