Portugal foi hoje afastado da final do Europeu de futebol de sub-17, a decorrer em Malta, ao perder com a Inglaterra, por 2-0, num jogo em que teve duas bolas à trave e várias oportunidades de golo desperdiçadas.
Depois de uma caminhada 100 por cento vitoriosa, entre fase de apuramento, ronda de elite e fase final, com nove vitórias em nove jogos, e apenas um golo sofrido, a seleção portuguesa falhou quando não o podia fazer, frente a uma Inglaterra eficaz.
Desfeito o espartilho montado pela seleção inglesa à construção do jogo luso, nos minutos iniciais, Portugal dispôs da primeira ocasião de perigo por Rúben Neves, aos 15 minutos, logo secundado por Diogo Goncalves, aos 16, e Alexandre Silva, aos 17.
Aos 19 minutos, o perigo esteve uma vez mais a rondar a baliza inglesa, primeiro por Gonçalo Rodrigues, em excelente posição para finalizar, e depois pelo remate de Rúben Neves à barra da baliza defendida por Frederick Woodman.
A seleção portuguesa, mais ofensiva e a dispor das principais oportunidades de golo, voltou a ficar perto de marcar aos 38 minutos, através de um remate de Diogo Gonçalves devolvido pelo ferro da baliza contrária para as mãos de Woodman.
A Inglaterra entrou melhor na segunda parte, com Joshua Onomah, aos 43 minutos, a tentar surpreender o guarda-redes Fábio Duarte, que agarrou a titularidade após o jogo com a Alemanha.
Aos 52 minutos, Portugal sofreu um verdadeiro “balde de água fria” ao permitir o golo da Inglaterra, através de um lançamento da linha de meio campo para as costas da defesa, onde apareceu Dominic Solanke (0-1), a desviar de Fábio Duarte.
Após um período em que podia ter sofrido o segundo golo, novamente por Solanke, aos 54 minutos, que escorregou no momento do remate, a seleção lusa voltou a carregar e a dispor de oportunidades para empatar.
Aos 57 minutos, Frederick Woodman defendeu a dois tempos uma bola cruzada sobre a linha e aos 60 foi a vez de Diogo Gonçalves, de cabeça, desperdiçar a oportunidade para empatar, ao atirar ao lado.
Diogo Carvalho, aos 66 minutos, rematou por cima e voltou a falhar uma oportunidade para empatar e aos 70, tirando partido do adiantamento de Portugal no terreno, Isaiah Brown chegou atrasado e não conseguiu desviar para a baliza.
A Inglaterra aumentou a vantagem por Patrick Roberts (0-2), aos 74 minutos, num lance de iniciativa individual do jogador inglês que passa por três contrários e faz o golo com um remate que ressalta ainda num defesa e trai Fábio Duarte.
Com o segundo golo, a Inglaterra confirmou a passagem à final do Euro2014, na qual espera repetir o título conquistado em 2010, e vai ter como adversário o vencedor da meia-final que opõe, ainda hoje, a Holanda à Escócia.
O sonho de Portugal de voltar a marcar presença numa final, que remonta ao último título alcançado em 2003, em Viseu (de um total de cinco, incluindo os Europeus de sub-16), ruiu num jogo em que a seleção de Emílio Peixe esteve pouco eficaz.