O avançado português Ricardo Esgaio disse hoje que Portugal viaja até à Macedónia com o objetivo de vencer, num momento em que o apuramento para o “play-off” do Europeu de futebol de sub-21 está quase garantido.

“Em todos os jogos temos a mesma pressão, que é trazer os três pontos, apesar de termos isso quase garantido [apuramento]. Queremos ganhar os jogos que faltam até ao final, mas estamos focados no jogo com a Macedónia, para trazer os três pontos outra vez”, salientou o jogador.

Ricardo Esgaio falou hoje à imprensa depois do último treino da seleção portuguesa no relvado do Estádio Nacional, em Oeiras, antes de toda a comitiva seguir ainda hoje viagem para Viena, onde fará escala, e na quarta-feira para Skopje, capital macedónia.

Portugal lidera o grupo 8 de apuramento, com 15 pontos, resultado de cinco vitórias em igual número de jogos, com mais seis pontos do que Israel (nove pontos, em cinco jogos), e nove em relação à Noruega (seis, em seis jogos).

O apuramento está dividido em dez grupos, dois quais os vencedores e os quatro melhores segundos classificam-se para um “play-off”, que juntará as sete equipas à anfitriã República Checa, no Europeu em 2015.

Hoje, sob o comando do selecionador Rui Jorge, a equipa das “quinas” fez o último treino de preparação antes da viagem para a Macedónia, onde encontrará um adversário que venceu em março (2-0), em Barcelos.

Ricardo Esgaio, jogador do Sporting, fez na ocasião o segundo golo de Portugal, num jogo em que o benfiquista Bernardo Silva abriu o marcador, frente a um adversário cujo ponto mais forte é a velocidade.

“Pelo que estivemos a observar é uma boa equipa, é uma equipa com transições muito rápidas, penso que é um dos pontos mais fortes”, salientou.

Esgaio aproveitou também para dar os parabéns ao avançado Rafa, do Sporting de Braga, e que fez parte, em alguns jogos, desta qualificação, face à sua chamada à seleção principal, para o Mundial2014 do Brasil.

“Dar os parabéns ao Rafa por ter sido chamado e encaramos também como uma oportunidade. O Rafa é um excelente jogador, se foi chamado é uma oportunidade para todos nós, para trabalharmos cada vez mais para também lá chegarmos”, disse.

Em termos pessoais, Esgaio admitiu que é o sonho de qualquer jogador chegar aos AA, mas que por ora mantém o foco nos sub-21: “é trabalhar, para se um dia isso chegar estar preparado”.

O jogo entre Macedónia e Portugal está agendado para sexta-feira, às 18:00 (17:00 em Lisboa).

No grupo 8, Portugal ainda jogará posteriormente com a Noruega, fora, a 04 de setembro, e em casa com o Azerbaijão, a 08.

Os “play-offs” disputam-se a 08 e 14 de outubro, e o Europeu decorrerá de 17 a 30 de junho de 2015.