O selecionador português de sub-21 quer “criar dificuldades e desorganizar a seleção da Macedónia” para assegurar a vitória na partida de qualificação do Europeu da categoria em futebol, que se disputa na Republica Checa em 2015.
“Eles têm uma equipa organizada, mas sem nenhum aspeto transcendente na sua avaliação. A organização é o seu principal trunfo, vamos tentar criar-lhes dificuldades e desorganizá-los”, disse Rui Jorge, aludindo à partida de sexta-feira, a sexta de Portugal na fase de qualificação (venceu as cinco anteriores), sendo que uma vitória garantirá o apuramento para o “play-off”.
O selecionador de sub-21 quer que a equipa encare o jogo com os macedónios com “sentido de vitória”, a qual, a acontecer, permitirá “completar a primeira parte da tarefa, que é o apuramento para o play-off”.
De resto, chegar a essa fase, segundo Rui Jorge, “é o que motiva” este grupo de trabalho, razão pela qual considera que o jogo com a Macedónia “é especial”, tendo em conta que uma vitória “significará atingir o objetivo”.
Mesmo nos jogos particulares, Rui Jorge procura transmitir a mesma mensagem: “O espírito de conquista tem de estar sempre presente e, por isso, esperamos vê-lo refletido nos jogos oficiais”.
Em relação ao palco do jogo, o selecionador luso adiantou que o mesmo “parece estar em excelentes condições”, apesar da seleção nele ainda não ter treinado, considerando que o estado do relvado “é um fator muito importante” para uma seleção como a portuguesa.
“Não será pelo estado do campo que estaremos impedidos de fazer aquilo que gostamos e que treinámos”, referiu Rui Jorge, chamando a atenção dos jogadores para o facto de a seleção de sub-21 ser “uma passagem para um patamar superior e não um ciclo que se fecha”.
Por isso, considerou importante que os jogadores “percebam e sintam que existe um patamar superior a alcançar” e deu os exemplos de Rafa, William Carvalho e Bruma para demonstrar que “essa possibilidade é real e muito motivadora”.