Rafa assumiu com naturalidade a sua própria surpresa pela chamada aos 23 eleitos de Paulo Bento para o Campeonato do Mundo, no Brasil.

Em conferência de imprensa realizada em Óbidos, o jogador do Braga espera retribuir a oportunidade do selecionador nacional com "trabalho". "Foi o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer. Sei que não sou o jogador que toda a gente estava à espera, mas vou trabalhar. Fiquei surpreendido, mas trabalhei o ano todo para ajudar o Braga e fui compensado com a chamada", confessou o jovem criativo.

Questionado se se sentia como um substituto de Ricardo Quaresma, o nome que mais controvérsia gerou pela sua ausência entre os convocados, Rafa descartou tal sentimento: "Só tenho uma internacionalização, mas não me sinto o substituto de Quaresma nem de ninguém. É bom ser o mais jovem, fui bem recebido e espero ter a ajuda dos meus colegas, que é o que tem acontecido, para poder evoluir."

Utilizado no meio e nos flancos ao longo da última época, o jogador do Braga mostrou-se disponível para mostrar toda a sua polivalência a Paulo Bento, recusando qualquer preferência por uma posição específica em campo. "Sinto-me mais confortável onde o mister quiser jogar. No meio tenho mais facilidde, porque sempre foi aí que joguei", frisou, assegurando estar já "a 100 por cento" depois de alguns problemas físicos durante a última temporada.

E se a surpresa resultasse numa revelação do Mundial? Rafa deu uma resposta clara com a primazia do coletivo sobre as suas expectativas. "O meu sonho é poder chegar o mais longe possível no Mundial. Só penso na seleção e o resto vem por acréscimo", contou, acrescentando: "Há quatro anos jogava no Alverca por divertimento e não esperava chegar aqui. É um orgulho e vou trabalhar para ajudar. Tudo o que dizem de bom é sempre bem-vindo, mas sem trabalho não se consegue nada."